Aconteceu na manhã desta sexta-feira (29), em Curitiba, a Reunião Plenária do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em formato híbrido. Durante o encontro, conduzido pelo presidente da entidade Laudelino Jochem, foram aprovadas as atas das reuniões de câmaras e Conselho Diretor, apreciados os dados e realizada a prestação de contas das divisões e comissões temáticas, além das agendas dos representantes da entidade para o mês de agosto.

O ponto alto da reunião foi o lançamento da Comenda Destaque CRCPR, concebida pela diretoria da autarquia para homenagear as personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento e valorização da profissão contábil.

Os primeiros homenageados a receber a honraria foram seis ex-presidentes do CRCPR, os contadores Riles Mario Kops (gestão 1988/1989); Kenji Iwamoto (gestão 1990/1991); Nelson Zafra (gestão 2002/2003); Mauricio Fernando Cunha Smijtink (gestão 2004/2007); Paulo Cesar Caetano de Souza (gestão 2008/2011); e Lucélia Lecheta (gestão 2012/2015).

O presidente Laudelino Jochem iniciou a homenagem falando sobre a necessidade de reconhecer as contribuições de pessoas que dedicam tempo significativo de suas vidas profissionais, e até mesmo pessoais, ao engrandecimento da profissão e na busca do reconhecimento da sociedade à importância do profissional da contabilidade para o desenvolvimento do país.

A seguir, o vice-presidente de Administração e Finanças, Everson Breda Carlin, convidou um a um os homenageados a comparecer à cabeceira da mesa para receber a honraria das mãos do presidente Laudelino. O contador Riles Mario Kops foi representado por seu filho, Paulo de Tarso Kops.

Nas fotos da esquerda para a direita ao lado do presidente Laudelino Jochem, os homenageados: Riles Mario Kops representado por seu filho Paulo de Tarso Kops; Kenji Iwamoto e Nelson Zafra.

Nas fotos da esquerda para a direita ao lado do presidente Laudelino Jochem, os homenageados: Mauricio Fernando Cunha Smijtink; Paulo Cesar Caetano de Souza e Lucélia Lecheta.

A seguir, Jochem passou a palavra para os ex-presidentes, que, emocionados, agradeceram a homenagem e destacaram que as conquistas do CRCPR se devem não apenas aos que já o lideraram, mas a toda a equipe que atua na entidade e ao senso de continuidade das ações iniciadas por cada um, que permitiram o desenvolvimento de projetos grandiosos. Outro ponto enaltecido foi o empenho da entidade em promover a união e o fortalecimento das entidades contábeis, resultando na valorização dos profissionais da contabilidade paranaenses.

Por ter trabalhado lado a lado com quase todos os laureados, o diretor superintendente Gerson Borges de Macedo, foi convidado a falar no encerramento da homenagem, destacando peculiaridades e realizações de cada um dos ex-presidentes, agradecendo a todos em nome dos funcionários da Casa.

Após a solenidade, a reunião prossegui com o momento das comissões temáticas, em que os coordenadores falaram sobe os projetos realizados e os planos em andamento.

Participaram do momento da homenagem os presidentes da ACCPR, Moacir Carlos Baggio; da Fecopar, Paulino Oliveira; do SESCAP-PR, Michel Vitor Lopes; do Sicontiba, Juarez Tadeu Morona Filho; do SESCAP Campos Gerais, Aguinaldo Mocelin, que representa o CRCPR junto à atual gestão do CFC, e do IPMCont, Ana Cláudia Kruger.

A próxima reunião acontece no dia 26 de agosto.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.