Comemoração do Dia do Contabilista é debatida pelo CRCPR

Mereceu destaque, na última reunião do Conselho Diretor do CRCPR, a comemoração do próximo Dia do Contabilista, 25 de abril. Além das tradicionais mensagens em jornal, televisão e rádio, várias formas de marcar a data foram mencionadas e discutidas, mas a intenção da diretoria é apresentar novas alternativas, desde que não contrariem as iniciativas do Conselho Federal de Contabilidade, que também celebra o dia, geralmente com programação nacional.

A reunião do Conselho Diretor foi dia 15 de fevereiro, quando, ao longo de todo o dia, também foram realizadas as reuniões das câmaras de Ética e Disciplina, Controle Interno, Registro, Desenvolvimento Regional, Desenvolvimento Profissional, Técnica, Relações Sociais, cada uma, debatendo pautas específicas, algumas de interesse interno.

Reunião dia 16 de fevereiro, no plenário do CRCPR

Reunião dia 16 de fevereiro, no plenário do CRCPR

As câmaras de Ética e Disciplina e de Fiscalização fizeram uma avaliação dos treinamentos promovidos com funcionários e conselheiros, no mês anterior, tratando ainda das alterações em torno da Declaração de Habilitação Profissional, promovidas pelo CFC; o programa de fiscalização eletrônica (ver matéria neste informativo) e a agenda de fiscalização, em andamento nas jurisdições de Maringá, Ponta Grossa, Loanda e Paranaguá, devendo ser iniciada, nos próximos dias, em Jacarezinho e Jaguariaiva.

Debatendo a realização do próximo exame de suficiência, em março, a Câmara de Registro informou que o Paraná é o terceiro estado em número de inscrições: 2.400.

A Câmara de Desenvolvimento Regional se deteve na programação de reuniões com os delegados e macrodelegados para 15 de março. A Câmara Técnica discutiu a viabilidade de inserção de estudos no site do CRCPR e a de Desenvolvimento Profissional fez um balanço dos cursos que vêm sendo promovidos com expressiva participação dos contabilistas.

A reunião plenária, da qual participaram os conselheiros efetivos, ocorreu no dia seguinte, sendo uma parte dedicada à análise e julgamento de processos e outra de assuntos relativos à gestão do Conselho.

Câmara Técnica, coordenada pelo
vice-presidente Fernando Borazo

Câmara de Fiscalização, coordenada pelo vice-presidente Jovane dos Santos Borges

Câmara de Ética e Disciplina, coordenada pela vice-presidente Elizângela de Paula Kuhn