Começam as aberturas de fiscalização do CRCPR

Ampere foi a primeira cidade a receber o evento de abertura de fiscalização em 2016, que aconteceu na manhã do dia 11 de janeiro, na Câmara Municipal. No mesmo dia, às 19 horas, o CRCPR repetiu o evento na Associação Comercial e Empresarial de Planalto. Em ambos estiveram presentes o conselheiro do CRCPR Mirandi Bonissoni e o macrodelegado Lauri Helfenstein.

No dia 12 foi a vez de Pranchita. O evento aconteceu às 19 horas, na Câmara municipal, com a presença do conselheiro Bonissoni. No dia 13, a programação foi intensa, com três evento. O primeiro aconteceu em Cascavel, no auditório do escritório regional do CRCPR, às 8h30, com a presença do vice-presidente de Controles Internos do CRCPR, conselheiro Ivo Destefeni, do conselheiro Paulo de Tarso e do macrodelegado Waldomiro Kluska. A seguir, às 13h30, foi a vez de Assis Chateaubriand, na Associação Comercial e Ind. de Assis Chateaubriand (ACIAC), com a presença de Destefeni e Tarso, encerrando os trabalhos em Toledo, no auditório do SESCAP, às 17h.

Os representantes do CRCPR apresentaram aos contabilistas presentes em cada cidade a estrutura a autarquia, a nova diretoria e as novidades da fiscalização para o ano de 2016. “A sistemática é bastante parecida com a dos anos anteriores, mas tivemos algumas inovações tecnológicas promovidas pelo CFC”, explica o gerente de Fiscalização do CRCPR, Dirceu Zonatto.

Desde 2010 a Divisão de Fiscalização do CRCPR vem começando os trabalhos de cada ano com este evento chamado Abertura da Fiscalização. É uma oportunidade para um bate-papo com os profissionais locais sobre as atividades a serem desenvolvidas, estabelecendo um canal direto de comunicação com o CRCPR.

A fiscalização eletrônica, cuja implantação começou no Paraná em 2012, fundamentada na Resolução CRCPR nº 712/2011, segue o mesmo formato da fiscalização presencial, com a verificação dos contratos de prestação de serviços, DECORES, a existência da escrituração contábil regular das empresas, e ainda, o perfil dos executores de serviços.

Com dispensa da presença do fiscal nos escritórios, a fisc-e representa menores custos para os conselhos de contabilidade. O procedimento começa quando o CRCPR envia um e-mail aos contabilistas avisando que o seu acesso está liberado no site do órgão fiscalizador e fornecendo a cada um sua senha de serviços online e o número do seu agendamento. O e-mail contém todas as informações necessárias para iniciar o processo de fiscalização eletrônica e o próprio sistema vai conduzindo o usuário no preenchimento dos documentos necessários. Quando o contabilista finaliza o procedimento, inicia-se a análise das informações fornecidas pelos contabilistas pela equipe de fiscais do CRCPR. Na segunda fase, um percentual de empresas, escolhidas aleatoriamente, recebe um novo e-mail, em que lhes são solicitados: verificação da contabilidade, contratos de prestação de serviço e DECORE, bem como o envio ao CRCPR dos respectivos documentos, preferencialmente em formato digital.

Ampere, 11/1

Planalto, 11/1