Começa processo de revisão da NBC para pequenas e médias empresas

A NBC TG 1000 é norma de grande abrangência, uma vez que as MPEs representam 95% das empresas brasileiras
O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) iniciou, nesta segunda-feira (2), o processo que vai resultar na revisão da Norma Brasileira de Contabilidade Técnica Geral (NBC TG) 1000 – Contabilidade para Pequenas e Médias Empresas (PMEs), aprovada pela Resolução CFC nº 1.255/2009. Essa norma foi convergida, para aplicação no Brasil, a partir do IFRS for SMEs, pronunciamento internacional que passou por revisão, pelo International Accounting Standards Board (Iasb), em 2015.

Em função da revisão realizada pelo Iasb, concluída em maio de 2015, o CFC instituiu um grupo de estudos (GE) para analisar os aspectos relacionados à aplicação na norma brasileira. De acordo com a conselheira do CFC e coordenadora do GE, Regina Nascimento Vilanova, os membros do grupo analisaram, durante reunião realizada no CFC, as alterações realizadas pelo Iasb e discutiram a aplicação dessas mudanças na NBC TG 1000.

A expectativa do GE é que a minuta da norma revisada, após passar pelo processo ordinário no âmbito do CFC – que inclue a Câmara Técnica e o Plenário –, seja disponibilizada para audiência pública no próximo mês de junho. Os membros do grupo esperam uma grande participação dos profissionais da área durante o período de consulta pública.