Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Começa a sabatina dos candidatos ao cargo de conselheiro do TCE-PR

Começou na manhã desta segunda, 8, em sessão aberta ao público e à imprensa, na Sala das Comissões da Assembleia Legislativa (ALEP), o período de sabatina dos 42 aspirantes à vaga de conselheiro aberta no Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR). As sabatinas se estendem até a quinta-feira, 11. Os candidatos poderão, facultativamente, apresentar-se em sessão plenária da ALEP, ainda nesta semana.









imagem
Comissão Especial entrevista o candidato Alexandre dos Santos, formado em Ciências Contábeis.






Favorável a uma eleição que leve em conta - por parte dos parlamentares, a quem cabe a escolha por meio do voto secreto -, critérios técnicos para a avaliação dos candidatos, em detrimento de razões políticas, a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, acompanha o processo. Para ela, os candidatos deveriam, como pré-requisito, ter formação em Ciências Contábeis e comprovada experiência em contabilidade pública: “Esperamos que o atual formato de escolha, embora lícito, seja alterado por emenda à Constituição, sepultando a indicação política para tão importante cargo. A seleção deveria ser por concurso público”.









imagem
Lucélia Lecheta, presidente do CRCPR, ao lado do presidente do Sicontiba, Narciso Doro.






Dentre os concorrentes ouvidos hoje, está o contador Alexandre Antonio dos Santos, primeiro a ser entrevistado. Ele é servidor de carreira do TCE-PR há 20 anos, onde atua como analista de controle. Depois dele, foram apresentados Amaury José Soares, Andrey Marzanatti Bornia, Antonio Spolador Junior, Daniel Ferreira, Eduardo Kardush, Erli de Pádua Ribeiro, Fábio de Souza Camargo, Flávia Freire e Francisco de Assis Inocêncio.

Durante a entrevista do candidato Fábio Camargo, um grupo de manifestantes contrários à candidatura de parlamentares para o cargo de conselheiro do TCE-PR entrou na Sala das Comissões e interrompeu temporariamente a sessão.

Cada candidato tem seis minutos para fazer sua explanação, prorrogáveis por mais quatro. Embora as sessões sejam abertas ao público, somente os deputados membros da Comissão Especial que coordena o processo, presidida pelo deputado Elio Rusch, podem fazer perguntas. A vaga no TCE-PR foi aberta com a aposentadoria de Hermas Brandão.

Próximas sabatinas

Terça-feira
Os primeiros sabatinados, às 9 horas, serão Ivoney Masi, Jozélia Nogueira, Plauto Miró Guimarães Filho e Prescila Alves Pereira Francioli. Nova turma começa a expor suas credenciais a partir das 10 horas: Roberto Bohlen Seleme, Sérgio Augusto Kalil, Sérgio Luiz Libel e Sílvia Kasmirski. Finalmente, a partir das 11 horas, serão ouvidos pelos integrantes da Comissão Especial os candidatos Tarso Cabral Violin e Zoraide Piemonte de Oliveira.

Quarta-feira
A partir das 9 horas de quarta-feira, 10, serão ouvidos Adriane Fidelis Leite Aschembrener, Andréa Ricetti Bueno Fusculim, Antonio Gonçalves de Oliveira e Beatriz Soek Pepes Athanásio. Nova turma começa a ser sabatinada às 10 horas: Bruno Maurizzio Tosin, Carlos Alberto da Costa Macedo, Cleis Maria Heim Weber e Cristiano Niemeyer. E a partir das 11 horas serão entrevistados Edson Navarro Tasso e Henderson Flavio Raimundo.

Quinta-feira
O procedimento recomeça na quinta-feira (11), no mesmo horário e local, com Joel Melo Cordeiro, Jorge Luiz Zuck, Luciano Pereira Mewes e Luiz Guilhermino Rorato. A partir das 10 horas serão sabatinados Maria das Dores Moreira Alves, Marlus Vinicius Forigo, Maurício Bastos e Max Schrappe. Finalmente, a partir das 11horas, serão ouvidos Melissa Folman, Paulo Roberto Drabik, Rubens Artur Hering e Silvana do Rocio Oliveira Geara.

Assessoria de Imprensa CRCPR, com informações da ALEP.