Com vagas esgotadas semanas antes do evento, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) recebeu no dia 26 de julho, o Seminário Redesim – Transferência do CNPJ para a Jucepar. Com foco na mudança no pedido de CNPJ em Curitiba, que ocorrerá na próxima segunda, dia 30, o seminário tinha como objetivo esclarecer à classe contábil sobre como funcionarão os processos de abertura, alteração e encerramento de empresas após a integração do município à Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).
A abertura foi realizada pelo vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro Junior, e pelo presidente da Jucepar, Ardisson Akel, que enfatizaram a necessidade da mudança e a atenção que será dada a este momento de transição.
Depois, representando a Prefeitura de Curitiba, a gerente da divisão de alvará comercial, Evelize Tarasiuk, explicou os detalhes sobre a transferência da emissão CNPJ para a Jucepar e como funcionará a transição. Por fim, Luiz Henrique Horst, coordenador técnico da Secretaria de Informação e Tecnologia, ministrou sobre a integração dos órgãos de vistoria municipais – Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Saúde – com o sistema Empresa Fácil Paraná.
Estiveram presentes e também auxiliaram a esclarecer as dúvidas dos participantes Mauro Luiz Moreski (vogal Jucepar pelo CRCPR), Gilson Strechar (vogal Jucepar pela FACIAP e vice-presidente do SESCAP-PR), Angela Saint Pierre (gerente de projetos da Redesim na Prefeitura de Curitiba), Franciele Cristine Dechatnek (coordenadora da vigilância sanitária em Curitiba), e Anberson Silva (coordenador de políticas públicas do Sebrae).
Contatos disponibilizados para dúvidas sobre estes temas:
Solidariedade
O vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Doro Junior, realizou a entrega dos quilos de alimentos doados pelos participantes às instituições: Comunidade Terapêutica Nova Jornada e Instituto AMA (Associação Mantenedora de Apoio à Criança de Risco Social e com Câncer). A primeira entidade realiza tratamento especializado para dependentes de álcool e drogas e a segunda articula ações em defesa dos direitos, prevenção, orientação e prestação de serviços para melhoria da qualidade de vida das crianças em situação de vulnerabilidade social.
*Jucepar: Junta Comercial do Paraná. FACIAP: Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná. SESCAP/PR: Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias,Informações e Pesquisas no Estado do Paraná. SEBRAE: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná.