Profissionais com inscrições e atividades de confirmação de presença realizadas podem emitir certificados na área restrita do site do CRCPR

Conselheiro Everson Breda Carlin, coordenador da Comissão dos Profissionais de Auditoria Contábil do CRCPR

Superando todas as expectativas, com mais de 1.200 inscritos e 3 mil visualizações ao longo das transmissões, a Comissão do Profissional de Auditoria do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná transmitiu gratuitamente, nesta quinta-feira (30/9), das 8h30 às 17h30, pela TV CRCPR (YouTube), a edição 2021 do Fórum do Auditor.

O coordenador da comissão, conselheiro Everson Luiz Breda Carlin, iniciou a transmissão com uma prévia sobre os temas que seriam abordados ao longo do dia e apresentando os palestrantes que abririam os trabalhos do dia.

Na sequência, o auditor independente Edson Rodrigues da Costa apresentou os palestrantes que abordaram o primeiro tema, "A Recuperação Judicial e recentes alterações", os advogados Maurício de Paula Soares Guimarães e Rafael Martins Bordinhão.

O Dr. Maurício Guimarães destacou em sua fala inicial que admira a classe contábil por contar com mecanismos que requerem atualização constante. "Atualmente, os profissionais de todos os segmentos precisam estar constantemente renovando seus conhecimentos para se manterem atualizados no mercado e os contadores contam com esse programa de educação continuada, que funciona como um incentivo", disse.

Já o Dr. Bordinhão comentou que a questão da recuperação judicial ganhou importância com os impactos negativos da pandemia sobre as empresas. "Os contadores desempenham um importante papel dentro das empresas nas questões que envolvem a recuperação judicial. Nosso objetivo nesta palestra e selecionar os tópicos da legislação que têm mais impacto na atividade dos auditores independentes", pontuou.

A segunda palestra abordou "A LGPD e os impactos no meio empresarial". O moderador foi o integrante da comissão, Sérgio Augusto Porciúncula, que destacou a relevância do tema no cenário atual, visto que "desde 1º de agosto começaram a valer as multas sanções previstas na legislação. A advogada Juliana Joppert Lopes cumprimentou o CRCPR pela inciativa de trazer esse tema para a discussão pela classe contábil. "Não é todo dia que a gente tem a oportunidade de falar para mais de mil pessoas sobre esse tema tão atual e complexo", comemorou. Já o advogado Ivan Hasse afirmou que os órgãos reguladores estão sensíveis à complexidade da legislação para implementação pelas micros e pequenas empresas. "Há revisões em andamento que poderão beneficiar as empresas em geral, mas também as do segmento contábil", observou.

Reforma tributária e mesa redonda

No período da tarde, "A Reforma Tributária e Questões Tributárias Atuais" foi tema da palestra do advogado tributarista Leonardo Sperbe de Paola, moderada pelo integrante da comissão organizadora, Wesley Figueira. "Esse assunto tem estado presente durante toda a minha trajetória profissional, sem grandes avanços. A Constituição de 88 herdou uma série de questões tributárias do passado e de lá para cá segue a discussão entre os entes tributantes - federação, estados e municípios -, que não conseguem construir um consenso, devido a divergências de opiniões e interesses", pontuou Figueira. "Meu foco principal será a reforma proposta para o Imposto de Renda, mas falarei também sobre as propostas de emenda constitucional que versam a respeito da unificação dos tributos sobre o consumo", sintetizou o palestrante.

Para encerrar a programação, o coordenador e os integrantes da Comissão dos Profissionais de Auditoria do CRCPR, Everson Breda Carlin, Edson Rodrigues da Costa, Sérgio Porciúncula e Wesley Figueira participaram de uma mesa redonda, a partir das 15h, com o tema "Os desafios da Auditoria no novo Ambiente Global"

Ao final do evento, o conselheiro Breda Carlin comentou sobre a grande satisfação de realizar um evento com tanta aceitação pelo público. "Creio que acertamos quanto à programação e à escolha dos palestrantes, mas não deixo de destacar o trabalho realizado por toda a equipe do CRCPR e da comissão. Recebemos inúmeros comentários elogiosos, o que nos anima a já pensar em novos eventos", comemorou. A gravação completa está disponível na TV CRCPR e pode ser assistida clicando no vídeo abaixo.

Fórum do Auditor

O evento tem o objetivo de incentivar o profissional da contabilidade a refletir sobre as relações e os desafios da atuação da auditoria no meio corporativo atual. No ano passado, o Fórum aconteceu no dia 17 de novembro, também no formato virtual. As gravações de 2020 seguem disponíveis na TV CRCPR. Confira abaixo:

Para assistir a primeira parte clique aqui

Para assistir a segunda parte clique aqui

Comissão dos Profissionais de Auditória Contábil

A Comissão tem por objetivo propiciar uma melhor atuação dos profissionais de Auditoria no mercado de trabalho, por meio de estudos, discussões e eventos sobre temas atuais e relevantes que necessitam de interpretação e orientação técnicas, além de estimular o conhecimento técnico e a promoção da Educação Continuada. Saiba mais, clicando aqui!

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.