Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias



No dia 2 de setembro, das 13h30 às 17h30, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou o Vl Seminário Paranaense de Perícia Contábil , com o tema "Desafios da Perícia Contábil Paranaense". O evento, transmitido online, contou com mais de 1.100 inscritos e já está disponível na TV CRCPR
 "O objetivo principal é difundir ainda mais conhecimentos e fomentar discussões sobre temas relevantes da classe contábil, com conteúdos trazidos por profissionais especializados", explicou Renê Reque Filho,  coordenador da Comissão de Peritos Contábeis CRCPR.

Na sequência, o painel "A Justiça do Trabalho e a Perícia Contábil na Atualidade" refletiu sobre desafios da legislação trabalhista vigente e o papel do perito contábil nas fases de instrução e de liquidação. 



A discussão do primeiro painel foi conduzida pelos palestrantes Marlos Augusto Melek, Juiz do Trabalho, e José Aparecido dos Santos, advogado tributarista e Juiz do Trabalho aposentado. A moderação foi feita por João Matias Loch, Viviane Gambale Miranda dos Santos Daenecke e Fernanda Castro Voltolini.

Depois, o perito judicial há mais de 20 anos, Antonio Fernando de Azevedo, e o ex-vice-presidente do CRCPR e especialista em Perícia Judicial na área financeira, Roberto Marques de Figueiredo, ministraram o painel "O Papel do Perito Assistente Técnico da Perícia Contemporânea", que discutiu a evolução das novas tecnologias e o aumento da complexidade técnica das perícias e o papel do perito assistente técnico no âmbito da produção da prova técnica, fundamental para atingir os objetivos e os resultados esperados. Os moderadores foram Maurício Cadenas Prado e Edson Marcelino Lazarini.


Por fim, moderado pelo coordenador da Comissão, Renê Reque Filho, e apresentado pela Juíza de Direito Nara Meranca e pelo perito judicial contábil e administrador judicial Prof. Dr. Marcelo Francisco Nogueira, o tema "Localização de Ativos Financeiros, Penhora de Faturamento e Administração Judicial: Abordagem conceitual e operacional" fechou o evento com as reflexões sobre a atividade pericial contábil e sua aplicação no processo de execução, aspectos contábeis e operacionais. O último painel debateu tecnicamente a localização de ativos financeiros, penhora de faturamento e administração judicial com ênfase nos desafios atuais. 

Organizado pela Comissão de Peritos Contábeis do CRCPR, o Seminário valia quatro pontos no Programa de Educação Profissional Continuada (PEPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) para inscritos que realizaram as atividades de presença durante o evento.






Reprodução permitida, desde que citada a fonte.