Nos dias 10 e 11, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) recebeu em sua sede, em Curitiba, mais de trezentos profissionais da contabilidade para a 6ª edição do Fórum Paranaense de Contabilidade, Finanças e Controles Aplicados ao Setor Público. Com carga horária total de 12 horas, o Fórum deste ano foi guiado pelo tema "Contabilidade e Controle: muito além do SIAFIC". Ao longo dos dois dias de evento, foram abordados assuntos como despesas com pessoal, demonstrativos contábeis, gestão de custos, SIAFIC, fiscalização do TCE-PR na Gestão Municipal, novas tecnologias e responsabilidade ética do contador, além de outros tópicos relacionados ao cotidiano dos profissionais da contabilidade pública do Estado do Paraná.

O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, ministrou sobre Responsabilidade e Ética

Após a abertura, a primeira palestra foi ministrada pelo presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, que abordou "Responsabilidade e Ética do Contador Público: Ultrapassando os Limites do Siafic". O presidente falou sobre o papel do contador, visão estratégica e conceitos de ética, moral e compliance. "As nossas práticas precisam nos orgulhar a ponto de serem imitadas", incentivou Jochem.

Na parte da tarde, Diana Vaz, pesquisadora e professora associada do departamento de Ciências Contábeis do Mestrado em Administração Pública da Universidade de Brasília, falou sobre "Controle Patrimonial e o SIAFIC".  Vaz comentou sobre os desafios de atender ao conceito não apenas de um software único, mas, também, de um sistema único.

Fechando o primeiro dia, a contadora da Câmara Municipal de Mangueirinha, Luciana Dorini, apresentou a palestra "Contabilizando ganhos da vida". A palestrante, que foi diagnosticada ainda bebê com um hemangioma, contou um pouco de sua trajetória e, de forma motivacional, abordou a aplicação dos princípios contábeis às emoções humanas, sob a ótica da Psicologia Positiva. Dorini já publicou um livro autobiográfico e tem um trabalho educativo em que difunde informações corretas sobre anomalias vasculares, hemangiomas e malformações venosas.

Palestrante Diana Vaz ministrou a segunda palestra do evento

Luciana Dorini fez a palestra motivacional que encerrou o primeiro dia de evento

Segundo dia discute fiscalização do TCE e qualidade das contas públicas e tem visita à feira de negócios

No segundo dia, as empresas Betha Sistemas e Elotech, patrocinadoras do evento, apresentaram-se em stands na feira de negócios e realizaram sorteios e distribuição de brindes. No auditório, o auditor de controle externo do TCE-PR, Gustavo Von Bahten, trouxe a palestra "Aspectos relevantes da Fiscalização do TCE na Gestão Municipal", na qual contextualizou a normativa, comentou sobre inovações e tendências na fiscalização e refletiu sobre os desafios do controle externo na fiscalização municipal.

Concluindo o evento, João Marcos Scaramelli, professor de pós-graduação em Contas Aplicadas ao Setor Público da FIPECAFI e instrutor da Secretaria do Tesouro Nacional, ministrou a última apresentação, intitulada "SIAFIC e a qualidade das contas públicas". O palestrante falou sobre as normas, o fluxo de planejamento, execução, monitoramento e avaliação e concluiu sugerindo: "Já que temos que mudar, vamos mudar para melhor".

Gustavo Von Bahten falou sobre a fiscalição do TCE

O palestrante João Scaramelli encerrou o evento discutindo a qualidade das contas públicas

Ingresso Solidário

Nos dias seguintes, a Comissão CRCPR Voluntário entregou a entidades sociais os brinquedos e alimentos arrecadados como ingresso solidário no evento. Os brinquedos foram entregues à Associação Menonita de Assistência Social (AMAS), que atende 88 crianças na unidade Uberaba, 77 crianças e 40 adolescentes na unidade Xaxim e 123 crianças e 77 adolescentes na Unidade Pinheirinho. Os alimentos foram destinados ao Projeto Refúgio do Centro de Convivência e Referência Comunitária, que atende 35 crianças de 6 a 12 anos em seu contraturno escolar.

Entrega de brinquedos na Associação Menonita de Assistência Social

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.