Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Nas noites de 8 e 9 novembro, a Comissão de Coordenadores e Professores de Cursos de Ciências Contábeis do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), realizou em sua sede, em Curitiba, o Ciclo de Estudos Contábeis do Paraná (CECOP). Com o tema "Perspectivas e Horizontes do Futuro Contador", o evento contou com renomados especialistas no time de palestrantes, que trouxeram assuntos como "Governança, Riscos e Compliance", "Ética", "Empreendedorismo" e "Normas Contábeis e IFRS". 

É possível assistir na TV CRCPR à gravação do primeiro (clique aqui) e segundo dias (clique aqui).

A abertura foi realizada pelo coordenador da Comissão responsável pelo Ciclo, o professor Cesiro Aparecido da Cunha Junior: "O tradicional evento CECOC transformou-se em CECOP. Trocamos o 'C' pelo 'P', pois agora almejamos abranger não só a cidade de Curitiba, mas todo o Estado do Paraná", explicou o coordenador. "Quando fui procurado para a realização deste evento, prontamente dei andamento a ele, pois nosso foco é também nos estudantes de Ciências Contábeis, visto que vocês, em dois ou três anos, serão profissionais da contabilidade e terão o CRC como sua casa", complementou o presidente Laudelino Jochem. 

Também estiveram presentes o vice-presidente de Relações Sociais, Narciso Dóro Júnior e o conselheiro e coordenador da Comissão de Inovação e Transformação Digital, Danilo Alves Grani.

O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, apresentou palestra sobre Ética na noite de abertura.
O cerimonial foi conduzido pelo professor Cesiro Ap. da Cunha Jr., que está à frente da Comissão de Coordenadores e Professores de Cursos de Ciências Contábeis do CRCPR, organizadora do evento.

Depois, "Uma Carta aberta aos estudantes" foi o tema abordado por Eliseu Martins, professor emérito e ex-diretor das Faculdades de Economia, Administração e Contabilidade dos campi de São Paulo e Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP). Eliseu é também membro de conselhos de administração, consultivos e fiscais de empresas privadas, estatais e de entidades sem fins lucrativos, além de integrar conselhos editoriais de renomadas revistas técnicas da área contábil.

"Neste ano, completo 50 anos como contador, iniciados em Londrina, no Paraná. Então, meu primeiro registro profissional aconteceu neste CRCPR.", explicou Martins, que contou sobre sua trajetória e como escolheu e se tornou estudante de ciências contábeis e professor da área, em palestra transmitida online.

Na sequência, o presidente da usina termelétrica a gás UEG Araucária e membro de conselhos de administração de diversas empresas, Eloir Joakinson, mestre em Governança Corporativa e Sustentabilidade, com especializações em Controladoria, Finanças, Gestão Estratégica de Empresas, Neurociência e Comportamento Humano, apresentou a palestra "Governança, Riscos e Compliance". "Se você dominar os conceitos, entendendo o porquê das coisas, você conseguirá tomar as decisões mais acertadas possíveis", disse o palestrante no início da apresentação. 

Fechando o primeiro dia de evento, a palestra sobre "Ética Contábil" foi conduzida pelo o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem. "Nós, profissionais da contabilidade, vivemos um momento ímpar. Quando olhamos para a ética, não temos mais que pensar no dever, mas em quem está ao nosso lado, na comunidade, no planeta", explicou.

Os palestrantes Eloir Joakinson (esq.) e o presidente Laudelino Jochem (dir.)

Empreendedorismo Contábil - Um bate papo com Empresárias de sucesso abriu os trabalhos da segunda noite do CECOP

No dia 9, um bate papo com Empresárias de Sucesso com Elizangela de Paula e Daniella Novak, mediado por Everson Lopes, abriu a segunda noite do evento. 

"(Escolhi ser contadora) pelo que vivo e sei o quanto esta profissão pode fazer pelas pessoas", contou a contadora e advogada, Elizangela, que tem formação no Programa Internacional de Capacitação de Liderança (American University, Estados Unidos), e é especialista em Recursos Humanos, Direito e Processo do Trabalho. Elizangela é empresária da segunda geração no comando de empresa contábil de 49 anos de atividade 
"Eu acabei me apaixonando pela Contabilidade na prática; essa é uma área que exige estudo constante, pois muda muito rápido e a gente precisa se atualizar. Se hoje eu estivesse começando a faculdade de Ciências Contábeis, talvez complementasse com áreas de programação e tecnologia, que têm muita afinidade e fazem bastante diferença no dia a dia do empreendedor", disse Daniella Novak, conselheira do CRCPR, sócia-proprietária de empresa contábil, mestre em Contabilidade Financeira e que cursou Gestão na Universidade de Lisboa, em Portugal. 

Da esq. para a dir. Daniella Novak e Elizangela de Paula em bate papo moderado por Everson Lopes 

O painel com o tema "Contadores de hoje e de amanhã promovendo a diversidade e a inclusão por meio das Comissões dos CRCs" foi conduzida pelos professores Iago França Lopes Daniel de Jesus Pereira. Lopes é doutor em Contabilidade, coordenador da Comissão de Diversidade e Inclusão Profissional do CRCPR, cofundador do Coletivo Contábil de Inclusão e Diversidade (COLID) e Chief Financial Officer (CFO) de empresa do segmento de T.I; já Pereira, do Instituto Federal de Alagoas, é coordenador da Comissão de Diversidade e Inclusão do CRCBA, também cofundador do COLID e tem pesquisas nas áreas de Gestão e Contabilidade aplicada ao Setor Público e Diversidades nas Organizações Contábeis. 

"Espero que a gente construa e desconstrua muitas coisas na Contabilidade, principalmente no que se refere à diversidade", iniciou Daniel de Jesus Pereira. "A gente não pode falar do contador do amanhã, hoje, sem falar dos aspectos de diversidade e inclusão na contabilidade. Queremos trazer essa lente para nossos escritórios e organizações. Já temos uma pluralidade de pessoas que, de uma maneira positiva, invadiram as universidades e contribuem para alterar a paisagem social da carreira", comentou Iago França Lopes.

"Esse futuro que estamos almejando já está acontecendo e acho que este é um mundo melhor. Nos últimos 30 anos, só vi enobrecimento da nossa profissão", disse Guillermo Braunbeck, que concluiu o evento com a palestra "Um panorama das normas contábeis no Brasil desde a adoção das normas internacionais". Braunbeck é contador e economista, professor-doutor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA/USP), vice coordenador técnico do Comitê de Pronunciamentos Contábeis (CPC), membro de Conselhos Fiscais e Comitês de auditorias de diversas empresas e, entre 2011 e 2014, ocupou o cargo de gerente de projetos do International Accounting Standards Board (IASB), órgão emissor das Normas Internacionais de Relatório Financeiro (IFRS). 


Da esq. para a dir. ministraram palestras Daniel de Jesus Pereira, Iago França Lopes e Guillermo Braunbeck



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.