Na manhã da última quinta-feira, 28 de fevereiro, 203 profissionais da contabilidade prestigiaram mais uma palestra do auditor fiscal da Receita Federal e contador Marcos Antônio Salustiano da Silva, sustentador do eSocial e da EFD-Reinf na 9ª Região Fiscal da RFB (Paraná e Santa Catarina), que aconteceu no auditório da sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em Curitiba.

DSC_0028.JPG

"O foco agora são as empresas do Grupo 3, optantes pelo Simples Nacional, empregadores Pessoa Física (exceto doméstico), produtores rurais Pessoa Física, Condomínios, MEI com empregados e entidades sem fins lucrativos, já que para essa leva de contribuintes a obrigatoriedade passa a valer a partir do próximo dia 10 de julho, segundo determina a Instrução Normativa da Receita Federal http://normas.receita.fazenda.gov.br/sijut2consulta/link.action?visao=anotado&idAto=96146, explica o vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Roberto Aparecido Santos.

DSC_0017.JPG

A Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é um módulo do Sistema Público de Escrituração Digital – o Sped, que complementa o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas – eSocial. Sua finalidade é unificar a transmissão das obrigações e integrar os fiscos. Por meio dela são informados os tributos e contribuições sociais previdenciárias que não entram nas folhas de pagamentos.

Até a instituição dessa ferramenta, essas informações eram registradas por meio de certas obrigações acessórias, como a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), a Guia de Recolhimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e de Informações à Previdência Social (GFIP), a Escrituração Fiscal Digital da Contribuição (EFD-Contribuições), a RAIS e o CAGED. Como ela é segmentada por eventos de informações, possibilita múltiplas transmissões em períodos distintos, de acordo com a obrigatoriedade legal. "Com essa segmentação, por meio da EFD-Reinf, é possível preservar o sigilo fiscal do contribuinte, enviando a cada órgão cujo banco de dados é alimentado pelas informações do eSocial apenas o que for de sua competência", explica Salustiano.

A programação da palestra abordou os seguintes aspectos:

• Legislação e conteúdo, o que informar;
  • EFD-Reinf e eSocial – obrigação simultânea;
  • Pontos de atenção, cuidados iniciais;
  • Ambientes de Produção, para onde enviar;
  • Prestação da Informações, formato dos arquivos;
  • Eventos de Tabelas;
  • Eventos Periódicos;
  • Evento não periódico;
  • Eventos de Fechamento e Controle;
  • Ligação com a nova DCTFWEB;
  • Cronograma de implantação;
  • Simples Nacional - Início da Obrigatoriedade da EFD-Reinf Para Empresas do Simples Nacional x Lucro Presumido.

A participação valeu 3 pontos para o programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC), para as seguintes categorias de profissionais obrigados ao cumprimento: AUD; CMN; SUSEP; PROGP; PREVIC; e PER. Os certificados estão disponíveis para download clicando aqui. Para quem não conseguiu participar ou quiser rever o conteúdo apresentado, a gravação da palestra estará disponível em breve no canal do CRCPR no Youtube, o Temas Contábeis em Debate. Basta acompanhar os informativos e redes sociais do CRCPR saber quando o vídeo será publicado.

Solidariedade:

Os alimentos doados pelos participantes a título de ingresso social foram entregues para o Instituto AMA - Associação Mantenedora de Apoio à Criança de Risco e com Câncer e para a União Paranaense de Apoio à Criança com Câncer (UNIPACC), representada na entrega simbólica dos alimentos pela gestora da instituição, Elaine Gusso.

Os alimentos trazidos pelos participantes a título de ingresso social foram doados para o Instituto AMA e para a UNIPACC A gestora da UNIPACC, Elaine Gusso, agradeceu as doações e falou sobre as atividades da insituição.