Com casa cheia, CPCPR sedia rodada do Seminário Academia Empresa Fácil em Curitiba

Foi intensa a participação de profissionais envolvidos com a abertura, alteração e baixa de empresas nas apresentações do Seminário Academia Empresa Fácil que aconteceram nesta segunda e terça-feira (7 e 8 de agosto), na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em Curitiba. O evento é resultado de uma parceria da Junta Comercial do Estado do Paraná (Jucepar) com o CRCPR, o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no estado do Paraná (Sescap-PR), o SEBRAE-PR, a Fecopar, o Sicontiba, a Faciap, a Fecomércio e sindicatos de contabilistas de todo o estado. Consiste na realização de treinamentos online e presenciais gratuitos a respeito dos processos de abertura, alteração e baixa de empresas por meio do sistema Empresa Fácil Paraná. O objetivo é padronizar e, assim, acelerar o andamento dos processos, fornecendo todas as orientações necessárias para a realização de procedimentos por meio do Empresa Fácil Paraná.

No dia 7, aconteceu a etapa para relatores de Curitiba e região metropolitana, com cerca de 40 participantes.

Já os profissionais contábeis e demais usuários dos serviços da Jucepar participaram da apresentação do dia 8, somando mais de 300 participantes.

O público-alvo são profissionais contábeis, relatores de processos da Jucepar, empresários, advogados e servidores públicos do estado que são usuários do sistema ou desempenham atividades correlatas.

O presidente do CRCPR, Marcos Rigoni (esquerda), e o vice-presidente da Jucepar, Valdir Pietrobon, deram as boas vidas aos relatores e vogais que participaram do primeiro dia do seminário.

Na segunda-feira, o presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, recepcionou, ao lado do vice-presidente da Jucepar, Valdir Pietrobon, os cerca de 40 relatores de processos e vogais da Jucepar de Curitiba e região metropolitana, que participaram da etapa específica para este público. O curso visa padronizar as análises dos processos, já que o Empresa fácil distribui os processos em sistema de fila única, podendo ser atribuídos a qualquer relator.

"É um prazer recebê-los aqui na casa do profissional contábil paranaense. Esperamos que o curso seja bastante proveitoso para todos e que contribua para desburocratizar e agilizar os processos", disse Rigoni ao saudar os participantes. "Este trabalho é resultado de intensa dedicação dos vogais Dolores Locatelli [Fecomércio], Gilson Strechar [Faciap/SESCAP-PR] e Mauro Moreschi [CRCPR] e dos funcionários da Jucepar, Valéria Rolim e Valdecir Proença, com o apoio do nosso presidente, Ardisson Akel, e da secretária geral, aqui presente, Libertad Bogus, e sua equipe. Os desafios têm sido enormes, desde orçamento reduzido para as viagens necessárias para levar esses conhecimentos ao todo o estado, até a falta de pessoal dentro da Jucepar, mas graças ao empenho de todos os envolvidos, estamos aos poucos alcançando os resultados desejados", disse Pietrobon.

A partir da esquerda, os instrutores do seminário, Gilson Strechar (Faciap/Sescap-PR), Mauro Moreschi (CRCPR),...

...Valéria Rolim, subprocuradora da Jucepar, e Dolores Biasi Locatelli (Fecomércio).

"Essa padronização de procedimentos é importante para minimizar a possibilidade de um relator rejeitar um processo que outro aprovaria, o que gera retrabalhos desnecessários e dispendiosos", explicou Mauro Moreschi. Os participantes receberam o Manual de Procedimentos da Jucepar, que elenca as alterações das instruções normativas do Departamento de Registro Empresarial e Integração (DREI).

Na terça-feira, o evento foi aberto aos profissionais da contabilidade, advogados e funcionários dos órgãos públicos cujos serviços estão integrados no sistema Empresa Fácil Paraná. O auditório do CRCPR ficou lotado, com mais de 300 participantes.

Após as explanações da equipe que ministra o seminário, os funcionários da Secretaria Municipal de Urbanismo de Curitiba, Luiz Henrique Horst, analista de informação e tecnologia, Mara Lúcia Ferreira, diretora do departamento de controle e uso do solo, e Ângela Saint Pierre, assessora técnica da secretaria de Urbanismo que coordena a integração à Redesim, apresentaram as funcionalidades que acabam de ser incorporadas ao Empresá Fácil, tirando as dúvidas dos usuários.

Ao centro, a equipe da Secretaria de Urbanismo que veio prestar esclarecimentos sobre a integração de Curitiba à Redesim.

Além de Curitiba, este ano evento já passou por Paranaguá, Guarapuava e Santo Antônio da Platina e estão programadas mais cinco apresentações, conforme o calendário abaixo:

Paranavaí – 21 e 22 de agosto

Apucarana – 23 e 24 de agosto

Campo Mourão – 18 e 19 de setembro

Toledo – 23 e 24 de outubro

Dois Vizinhos – 27 e 28 de novembro

Para mais informações sobre o programa e inscrições em sua cidade acesse: www.academiaempresafacil.pr.gov.br/.