O presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, abriu o evento falando sobre a "Estrutura Conceitual para o Relatório Financeiro"
No dia 19 de junho, a cidade de Cascavel foi palco da "Imersão em Normas Contábeis e ESG". O evento promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) estendeu-se por 12 horas de conteúdo, encerrando-se no fim da tarde de quinta-feira (20/6). As palestras foram conduzidas pelo presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, e pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Laudelino Jochem
“Adequar-se às novas tendências é importante para o futuro, porém não basta investir apenas em tecnologia. Para que possamos ter a garantia do sucesso ao longo do tempo, é preciso investir também no aperfeiçoamento das pessoas", comentou o presidente Carlin durante suas apresentações.

Às 13h30, o presidente do CRCPR, Everson Breda Carlin, abriu o evento com a palestra sobre "Estrutura Conceitual para o Relatório Financeiro". O presidente apresentou as características e as limitações dos Relatórios, além das questões sobre as Demonstrações Contábeis da entidade que reporta. Abordou ainda temas como reconhecimento e desreconhecimento, mensuração, capital e manutenção de capital.

Depois, Laudelino Jochem, vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, ministrou palestra sobre a "Redução ao Valor Recuperável de Ativos". Jochem explicou a respeito dos modelos contábeis e da seleção e aplicação de Normas Contábeis, enfatizando a importância da análise de recuperabilidade de ativos (impairment). Discutiu ainda sobre a análise de recuperabilidade dos estoques, dos ativos de contratos, dos tributos a compensar, dos benefícios a empregados, dos instrumentos financeiros, das propriedades para investimentos, e outros. E, encerrou a primeira tarde, apresentando assuntos como indicadores de desvalorização, mensuração do valor recuperável, contabilização das perdas e reversão da perda por desvalorização.

O presidente do CRCPR, Carlin, iniciou as palestras de quinta-feira (20/6), discutindo sobre "Arrendamentos". Foram abordados tópicos da Norma IFRS 16 NBC TG 06, a mudança da IAS 17, a isenção e reconhecimento, os componentes do contrato, classificações, mensurações e questões sobre o arrendatário e o arrendador. Carlin apresentou ainda exemplos práticos aos participantes.

Na próxima palestra, Jochem apresentou os conceitos, o reconhecimento e a mensuração de "Ativos Biológicos e Produtos Agrícolas", trazendo exemplos de contabilização. Falou sobre a atividade agrícola, bem como sobre o tratamento tributário da mais-valia e da menos-valia. Na sequência, o palestrante ministrou sobre a "Implantação do Processo de Sustentabilidade", abordando conceitos, objetivos, etapas e a escolha do padrão estrutural do relatório.

atribuição privativa dos profissionais da contabilidade a elaboração de relatórios de sustentabilidade e de realização de trabalhos de asseguração sobre esses relatórios. E o ponto de partida é conscientizar a todos sobre os benefícios relacionados ao ESG", contou Jochem.

Encerrando a Imersão, a "Elaboração do Relatório de Sustentabilidade" foi o tema conduzido pelo presidente Everson Breda Carlin, que explicou a importância dos relatórios, o padrão global de documento e as normas padrão a respeito do tema, finalizando com exemplos de Relatórios.

"A divulgação clara e precisa de informações sobre as práticas da empresa, sua estrutura de governança, desempenho financeiro, riscos e tomada de decisão são essenciais. Além disso, as empresas que adotam os princípios de sustentabilidade no dia a dia de suas operações tem muito a ganhar, pois, ao buscar as melhores práticas da área, demonstram mais transparência, responsabilidade e preocupação com princípios éticos em suas ações. Assim, a sustentabilidade é a base da geração contínua de valor para todas as partes envolvidas no negócio", explicou Everson Breda Carlin.

A "Imersão em Normas Contábeis e ESG" aconteceu na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (ACIC), com o apoio do SESCAP-PR e Sindicato dos Contabilistas de Cascavel e Região (Sincovel), e contou 12 pontos no Programa de Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade (PEPC-CFC) para todas as categorias.

Uma das palestras ministradas pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional, Laudelino Jochem, abordou a "Implantação do Processo de Sustentabilidade"

O evento, que ocorreu entre os dias 19 e 20 de junho, contou com 12 horas de conteúdo

*SESCAP-PR: Sindicato das Empresas Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná.

Reprodução permitida desde que citada a fonte.