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Notícias

Por Adriana Magalhães e Karin Oliveira

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A Prefeitura de Curitiba e a Secretaria de Estado da Fazenda do Paraná promoveram, na manhã desta segunda-feira (30/9), na capital, em conjunto com o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), e com o apoio do Sindicato dos Contabilistas de Curitiba e Região (Sicontiba), do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Paraná (Sescap-PR) e do Instituto Paranaense da Mulher Contabilista (IPMCont), o Seminário ISS Curitiba, ICMS e MP da Liberdade Econômica. 

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O público lotou completamente o Auditório Boleslau Sliviany e o mezanino do CRCPR para atualizar-se quanto às novas tecnologias de fiscalização municipal e estadual, obrigações acessórias e emissão de alvarás pela Prefeitura de Curitiba. 

A abertura do evento foi feita pelo vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Laudelino Jochem e por Francisco de Assis Inocêncio, superintendente fiscal da Prefeitura Municipal de Curitiba, com gestão nas áreas de ISS, IPTU, ITBI e Transferências Constitucionais e Legais.

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A primeira palestra foi ministrada pela gerente da Divisão de Alvará Comercial da Prefeitura de Curitiba, Evelise Tarasiuk, que abordou o tema "MP 881/2019 - Dispensa de Alvarás para Atividades de Baixo Risco". Primeiramente, ela traçou um panorama do ambiente empresarial brasileiro. "Segundo o Doing Business 2017, no ranking de 190 países, o Brasil ocupava a posição 123 em relação a facilidade de fazer negócios", disse.

Evelise Tarasiuk, gerente da Divisão de Alvará Comercial da Prefeitura de Curitiba a dispensa de alvarás para atividades de baixo risco Segundo ela, um dos principais motivos apontados para esta posição desfavorável foi a falta de integração de processos e procedimentos dos diversos órgãos federativos. "A MP da Liberdade Econômica, que agora já foi convertida em lei [Lei 13874/2019, de 20 de setembro de 2019], é uma tentativa de reduzir essa burocracia gigantesca e conferir maior agilidade ao ambiente de negócios no país", prosseguiu. Disse ainda que o ranking reconhece que o Brasil foi o país que adotou o maior número de reformas nesta área na América Latina, e que as medidas previstas nessa nova lei somam-se a vários processos que já vinham sendo implementados pela Prefeitura de Curitiba nesse sentido. "Um exemplo é a simplificação da emissão de alvarás para atividades de baixo risco. Em agosto de 2018, o tempo médio para emissão de um alvará em Curitiba era de quase 60 mil minutos. Em setembro de 2019, essa média já havia caído para 4.737 minutos", informou.

A seguir, detalhou os fundamentos da Lei da Liberdade Econômica, destacando que o objetivo é desburocratizar e simplificar para possibilitar a retomada do desenvolvimento econômico, para o que a livre iniciativa é um fator essencial, ao gerar empregos, tributos e renda. Disse ainda que a Lei pretende modificar a cultura de que no Brasil o particular só pode empreender depois de autorizado pelo Estado, instituindo que a iniciativa privada só precisa da autorização do Estado para empreender quando a atividade desenvolvida apresentar risco considerável para a sociedade.

Eduardo Makowski ministra palestra no eventoNa sequência, Eduardo Moraes Makowski, chefe de Divisão de Fiscalização do Departamento de Rendas Mobiliárias da Prefeitura Municipal de Curitiba, falou sobre as novas ferramentas para o "Monitoramento e Fiscalização do Simples Nacional". Sua fala teve como foco as metodologias de fiscalização para empresas optantes pelo Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Simples Nacional) que estão sendo implementadas pela Prefeitura de Curitiba, reforçando ações de combate à sonegação de tributos municipais. Segundo ele, o município vem trabalhando na implementação de soluções inspiradas em melhores práticas já em uso em outros municípios brasileiros.

Nota Curitibana

Além disso, ocorreu durante o evento o 19º sorteio do programa Nota Curitibana, programa que incentiva a emissão de nota fiscal na área de serviços, contribui para inibir a sonegação de impostos e distribui prêmios para o contribuinte. O vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Narciso Dóro Júnior, Seminário MP881 30-9-19 (38) (Pequeno).JPGfoi convidado pelo coordenador do programa, Mário Nakatani Junior, para realizar o sorteio eletrônico entre os cupons referentes a notas pedidas no mês de julho de 2019. Os bilhetes vencedores foram os de número 1.124.269, para o prêmio de R$ 50 mil; 372.027, para o de R$ 20 mil; e 176.398, para o de R$ 10 mil. Os participantes podem verificar se foram premiados no site nota.curitiba.pr.gov.br, conferindo o número de seus bilhetes. Também foram sorteados outros 15 mil em prêmios de R$ 10. Os nomes dos vencedores serão divulgados nos próximos dias, após checagem do processo realizada por auditoria independente. Saiba mais, clicando aqui!

Palestra "Estabelecimento Prestador x CPOM: Aplicação Prática dos artigos 3º e 4º da Lei Complementar 116/2003" foi ministrada por Rodrigo Gomes, auditor fiscal de Tributos Municipais

O auditor fiscal de Tributos Municipais, Rodrigo Coelho Moya Gomes, ministrou a palestra seguinte sobre o "Estabelecimento Prestador x CPOM: Aplicação Prática dos artigos 3º e 4º da Lei Complementar 116/2003". Gomes explicou que, em Curitiba, o Cadastro de Empresas Prestadoras de Serviços de Outros Municípios (CPOM) foi criado pela Lei Complementar Municipal 73/2009, que instituiu que prestadores sediados fora de Curitiba devem cadastrar-se junto à Prefeitura Municipal, sob pena de sofrer uma retenção de ISS, com alíquota de 5%. "A razão para esse tipo de exigência cadastral centra-se no fato de que muitas empresas possuem sedes fictícias em municípios cuja Legislação Tributária prevê alíquotas, e até mesmo bases de cálculo, mais benéficas aos prestadores de serviço, quando na realidade estão de fato executando serviços na cidade em que está sediado o tomador de serviços. Curitiba é uma cidade sujeita a este tipo de situação, já que não costuma utilizar, por exemplo, redução de alíquotas para atração de prestadores de serviços", complementou o palestrante, que falou ainda sobre os princípios de territorialidade e guerras fiscais entre municípios.

O auditor fiscal da Receita Estadual Davidson Nendes palestra no eventoFechando as apresentações o tema "ADRC/ST: Arquivo digital para recuperação, ressarcimento e complementação do imposto retido por Substituição Tributária" foi abordado pela equipe da Receita Estadual do Paraná, Lhugo Tanaka Júnior, chefe do setor de Sustentação de Sistemas (SSIST), I chefe do setor de Sustentação de Sistemas, Lhugo Tanaka Júnior, ministrou sobre ADRC/STe Davidson Benjamim Lessa Mendes, auditor fiscal. Os palestrantes explicaram conceitos como ICMS, FECOP e Substituição Tributária, abordando a legislação aplicável e o arquivo digital da recuperação, ressarcimento e complementação do ICMS e do FECOP anteriormente retido à título de substituição tributária. Comentaram ainda sobre restituição do imposto por fato gerador presumido não realizado, hipóteses de recuperação e ressarcimento do ICMS ST e do FECOP, como requerer o imposto retido por substituição tributária, a estrutura do ADRC/ST e modelo do arquivo.

Solidariedade 

Os alimentos arrecadados na inscrição solidária do evento foram destinados a entidades cadastradas no CRCPR. Foram doados 580 quilos ao Lar Vovó Joana e ao Instituto Família do Brasil.