Novos conselheiros do CRCPR obtêm 15.765 votos

Com informações do CFC

Os profissionais da contabilidade do Estado do Paraná mais uma vez deram um show de cidadania na votação eletrônica ocorrida nos dias 23 e 24 de novembro.

Com 83,3% dos votos, o maior índice de aprovação entre os CRCs de todo o país, a Chapa 1 foi eleita para renovar 2/3 do Plenário do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), totalizando 15.765 votos válidos computados para a única postulante.

"Estamos muito contentes com a expressiva participação dos profissionais da contabilidade do Paraná e com o alto índice de votação obtido pela Chapa 1, pois isso denota que a grande maioria reconhece o empenho do CRCPR em valorizar a profissão e está satisfeita com o trabalho que vem sendo realizado em prol da classe contábil do estado", comemora o presidente do Conselho, Laudelino Jochem, que, como integrante da chapa eleita, teve seu mandato como conselheiro confirmado por mais quatro anos.
"O processo eleitoral transcorreu de forma tranquila em todo o país, mas especialmente aqui no Paraná. Menos de 12 minutos após o encerramento da votação, a apuração já havia terminado e a emissão do resultado ocorreu às 18h14, confirmando mais uma vez a agilidade e confiabilidade do processo de votação online", disse o vice-presidente de Administração e Finanças e coordenador da Comissão Eleitoral do CRCPR, Roberto Marques de Figueiredo.

Em todo o Brasil foi computado um total de 271.799 votos de contadores e técnicos em contabilidade, o que corresponde ao percentual de 74,6% dos 364.155 profissionais aptos a participar da eleição. No Paraná, o colégio eleitoral (profissionais aptos a votar) foi formado por 25.110 pessoas, de um total de 33.650 profissionais registrados. 75,4% dos eleitores do estado (18.930) exerceram o direito ao voto neste pleito.

Os 36 conselheiros efetivos e suplentes eleitos agora se juntarão ao 1/3 remanescente, conselheiros eleitos em 2019, e formarão, no dia 4 de janeiro, o colegiado que elegerá o novo conselho diretor do CRCPR - presidente e vice-presidentes - para os próximos dois anos.  Também serão eleitos os integrantes das câmaras de Fiscalização, Ética e Disciplina, Registro, Desenvolvimento Profissional, Controle Interno, Desenvolvimento Regional, Relações Sociais, e da recém criada Câmara de Administração e Finanças.

Os 27 conselheiros efetivos que formam o Plenário e seus respectivos suplentes são profissionais da contabilidade que dedicam seu tempo de forma voluntária, honorífica, sem remuneração à tarefa de realizar o monitoramento das atividades administrativas da autarquia, fiscalizando as contas, julgando processos éticos e disciplinares e atuando como interlocutores da classe contábil com as diversas esferas da sociedade que se relacionam com a profissão, como entidades empresariais, órgãos do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário, nos âmbitos municipal, estadual e federal, entidades do Terceiro Setor, faculdades e universidades, sindicatos, entre outros, sempre em busca da valorização e enaltecimento do profissional e do empresário contábil.

"Parabéns a todos os conselheiros efetivos e suplentes eleitos! Contamos com vocês para, a partir de janeiro, contribuir com novas ideias e dar continuidade aos projetos e programas como o Contador do Amanhã, a Escola Técnica CRCPR, as lives e tantos outros que nos possibilitaram obter essa tão expressiva votação", finaliza o presidente Jochem.

Sistema CFC/CRCs

O processo eleitoral do Sistema CFC/CRCs aconteceu em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal (DF) na modalidade on-line, garantindo praticidade, segurança e confiabilidade à votação, promovendo a renovação de 2/3 do Plenário de cada um dos CRCs. Todo o pleito eleitoral foi acompanhado por uma empresa de auditoria independente, seguiu todos os princípios legais e ocorreu de forma segura, ética e transparente. Assista à gravação da apuração dos votos, clicando aqui.

O CRCPR foi o Regional com maior percentual de participação. O CRC do Maranhão (CRCMA) foi o que teve o maior número de chapas concorrendo, quatro no total. Outros quatro CRCs tiveram três chapas na disputa (CRCAP, CRCPA, CRCPI e CRCRJ) e dez estiveram no processo eleitoral com chapa única, entre eles o do Paraná. Os demais (12) contaram com duas chapas inscritas.

O coordenador da Comissão Eleitoral do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e vice-presidente de Desenvolvimento Operacional,  João Altair Caetano dos Santos, destacou o impacto das eleições na classe e a lisura de todo o processo. “A votação em nossos Regionais é decisiva para a nossa profissão. Afinal, são escolhidos aqueles que terão a missão de representar os profissionais da contabilidade e trabalhar em prol do desenvolvimento sustentável da contabilidade no país. Estamos felizes em anunciar que todo o processo ocorreu de forma ética, segura e transparente, sem intercorrências em qualquer parte do Brasil”, celebrou.

Veja aqui quais chapas foram eleitas nos CRCs

Quem não votou tem 30 dias para justificar

A participação nas eleições dos CRCs é obrigatória, gerando multa para quem não votou. A partir de hoje, 25 de novembro, aqueles que não cumpriram a obrigação têm 30 dias corridos para apresentar, no sistema informatizado de votação, a justificativa de sua falta. Os profissionais da contabilidade com débitos nos CRCs e aqueles com 70 anos ou mais nas datas das eleições estão dispensados do envio de justificativas. Para justificar seu voto, clique aqui!

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.