A sustentabilidade se tornou um tema central na agenda global das empresas, tanto públicas quanto privadas. Para se manterem competitivas a longo prazo, profissionais e empresas precisam estar atualizados e conscientes a respeito. Um dos principais aspectos é a criação de um ambiente que promova a sustentabilidade de maneira eficaz, fornecendo informações de alta qualidade, consistentes e comparáveis, o que permite que formuladores de políticas públicas e investidores tomem decisões baseadas em dados concretos nessa área. Além disso, os consumidores estão cada vez mais dispostos a pagar mais por produtos e serviços comprometidos com aspectos sociais, ambientais e éticos. Nesse contexto, os profissionais da contabilidade desempenham um papel fundamental ao demonstrar práticas sustentáveis, garantindo que as empresas operem de forma responsável. Órgãos reguladores estão buscando ainda a implementação de Normas de Divulgação de Sustentabilidade para aprimorar os relatórios financeiros e a prestação de contas na América Latina e no Caribe, com o objetivo de melhorar o ambiente de negócios e promover o desenvolvimento sustentável nos países da região.

O Comitê Brasileiro de Pronunciamentos de Sustentabilidade (CBPS), do qual o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) faz parte, é uma das iniciativas que atua com essa missão. Zulmir Breda, coordenador de operações do CBPS, destaca a importância de promover a conscientização e capacitação dos profissionais para reduzir as lacunas no entendimento dos relatórios de sustentabilidade. Ele enfatiza que o Comitê está trabalhando com diversas instituições para desenvolver pronunciamentos técnicos de sustentabilidade, que possam ser adotados pelos reguladores brasileiros total ou parcialmente. Além disso, vislumbra-se a elaboração de um amplo programa de treinamento e capacitação para todos os interessados nesse tema. O objetivo é alcançar não apenas os profissionais ligados às entidades que compõem o CBPS, mas também os demais usuários das informações, como clientes, fornecedores e investidores.

O presidente do Conselho Federal de Contabilidade, Aécio Dantas, também enfatiza a importância da sustentabilidade na atuação contemporânea dos contadores. Ele destaca que os profissionais da contabilidade desempenham um papel fundamental em prol da sociedade e do mundo dos negócios, buscando a sustentabilidade. Eles têm o poder de contribuir para a construção das bases das informações globais sobre sustentabilidade.

Comissão Permanente de Sustentabilidade do CRCPR

Desde 2019, o CRCPR conta com a Comissão Permanente de Sustentabilidade, composta por funcionários de diferentes setores, que trabalham para fomentar boas práticas ambientais e sociais em toda a organização, por meio de iniciativas socioambientais que visam também a racionalização do uso de materiais e serviços. Ao normatizar e ratificar ações, a comissão une todos em busca de um objetivo comum: tornar o CRCPR uma entidade cada vez mais sustentável.

O grupo de trabalho do CRCPR também divulgou recentemente, o relatório de desempenho anual do Plano de Logística Sustentável (PLS) referente ao exercício de 2022. No documento é possível visualizar avanços significativos e realizações da entidade na área, por meio de uma análise abrangente das ações e resultados alcançados ao longo do ano.

Fonte: CFC e Agência Apex

Reprodução permitida, desde que citada a fonte