Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias



As despesas de combustíveis e com o uso de veículos foram as campeãs entre as dúvidas dos participantes do Seminário Estadual de Prestação de Contas Eleitorais – Eleições Municipais2020, que o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o Sicontiba e o SESCAP-PR,  realizou na última quarta-feira (30). 

A palestra teve transmissão ao vivo pelo canal do CRCPR no YouTube das 10h às 12h, com uma média de 350 expectadores simultâneos, e até o momento já conta com mais de 1700 visualizações. Apesar da densidade de tema, interação com os expectadores foi intensa e os palestrantes esclareceram várias dúvidas sobre os temas abordados.

O evento teve o objetivo de preparar os profissionais da contabilidade para cumprir as exigências da Justiça Eleitoral em relação à prestação de contas dos candidatos e dos partidos políticos. Prevista para 15 de novembro – primeiro turno – e 29 de novembro – segundo turno, onde houver, a votação deve reunir cerca de 750 mil candidatos nas eleições municipais deste ano.


O seminário contou com duas palestras, sendo a primeira ministrada pelo contador Décio Galdino, especialista em contabilidade eleitoral, consultor do CFC e autor de diversas obras nesse segmento, além de integrante da Comissão do Contador Público do CRCPR. Ele abordou o tema "Cuidados na Prestação de contas Eleitorais" – detalhou aspectos como financiamento de campanha, fundo partidário, fundo especial (FEFC), arrecadação, gastos, conta bancária, recibos, prazos etc.

Já à segunda palestra foi apresentada por Paulo Sérgio Esteves, analista do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, que falou sobre a "Utilização do Sistema de prestação de contas e suas novidades - TSE".

Para quem não consegui participar da transmissão ao vivo, vale a pena assistir a gravação, que está disponível no YouTube. Para assistir o evento clique aqui