No período de 24 de maio a 10 de junho, todos os colaboradores do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) estarão envolvidos com a participação no treinamento SEI! Usar, disponibilizado pela Escola Virtual.Gov – EV.G. A capacitação possibilitará que todos estejam prontos para a implementação, em breve, em todo o Sistema CFC/CRCs, do uso do Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Trata-se de um sistema de produção e gestão de documentos e processos eletrônicos desenvolvido pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) e cedido gratuitamente à administração pública.

O SEI foi escolhido como a solução de processo eletrônico no âmbito do projeto Processo Eletrônico Nacional (PEN) – iniciativa conjunta de órgãos e entidades de diversas esferas da administração pública, com o intuito de construir uma infraestrutura pública de processos e documentos administrativos eletrônicos, tendo como principais características a libertação do paradigma do papel como suporte físico para documentos institucionais e o compartilhamento do conhecimento com atualização e comunicação de novos eventos em tempo real.

"Os principais benefícios para os usuários dos serviços do CRCPR são a redução da burocracia e do tempo de tramitação de processos, uma vez que diversas áreas envolvidas poderão acessar e trabalhar nos processos simultaneamente, independente da localidade onde os funcionários envolvidos estiverem lotados. Além disso, o uso dessa ferramenta assegura maior nível de sigilo das informações, uma vez que somente os usuários autorizados para cada processo específico terão acesso aos dados, mediante login e senha", comenta o vice-presidente de Administração e Finanças do CRCPR, Everson Breda Carlin.

Outras vantagens importantes dizem respeito ao controle de prazos, integração da ouvidoria, facilidade de obtenção de estatísticas da unidade, redução do tempo dos processos, formalização da base de conhecimento, facilidade de pesquisa em todo teor, possibilidade de acompanhamento especial, inspeção administrativa, padronização de modelos de documentos, textos padrão, sobrestamento de processos, assinatura em bloco, organização de processos em bloco, acesso externo, entre outras.

Saiba mais sobre o SEI visitando a página do Ministério da Economia.

Com informações de https://www.gov.br/economia/pt-br/acesso-a-informacao/sei/sobre e https://portalsei.uffs.edu.br/apresentacao/o-que-e-o-sei

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.