O contador Claudio Nogas é o coordenador da nova Comissão de ESG do Profissional Contábil Paranaense do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), criada pela Portaria CRCPR 015/2023. O objetivo da Comissão é conscientizar os profissionais da contabilidade promovendo discussões, orientações e educação continuada sobre as implicações e oportunidades relacionadas às práticas de ESG, uma sigla que provém do inglês e representa três elementos fundamentais nas práticas de responsabilidade social e sustentabilidade corporativa: Ambiental (Environmental), Social (Social) e Governança (Governance).

Em entrevista, Nogas fala sobre a formação da nova comissão e a necessidade de discussão e preparo técnico sobre o tema.

CRCPR Online: Como o senhor reagiu ao convite do presidente Laudelino Jochem para liderar a comissão?

Claudio Nogas (CN): Ao longo da minha carreira profissional, sempre busquei contribuir com a classe contábil, independentemente de ter ocupado funções no Conselho. Em relação ao convite, fiquei extremamente satisfeito quando recebi a oportunidade e a responsabilidade de liderar a Comissão. Tenho a intenção de retribuir essa confiança contribuindo para o desenvolvimento, aprimoramento, valorização e reconhecimento contínuo da nossa classe contábil no mundo corporativo. Espero, em colaboração com os demais membros designados, bem como com os coordenadores e membros de outras comissões, contribuir com conhecimento para criar uma classe contábil cada vez mais diferenciada. A criação da Comissão de ESG é oportuna, pois trata de uma temática contemporânea de grande relevância no mundo corporativo. Como profissionais da contabilidade, desempenhamos um papel fundamental na implementação, implantação e monitoramento dos fatores ESG nas empresas, e não podemos deixar de contribuir. Mais uma vez, o CRCPR, sob a liderança do nosso presidente, está na vanguarda ao criar a Comissão ESG, demonstrando a sua importância e destaque no sistema CFC/CRCs.

CRCPR Online: Quais são os principais pontos de discussão da área de trabalho desta Comissão?

CN: Devido à evolução constante do tema, a Comissão irá: compreender e adquirir conhecimento sobre o universo ESG, analisar os impactos dos fatores ESG no ambiente corporativo, garantir que todos os membros da Comissão possuam um conhecimento sólido sobre o assunto, explorar a relação entre Contabilidade e ESG, bem como a interação mútua, e examinar o papel das empresas contábeis no contexto ESG, além de planejar e coordenar eventos direcionados à classe contábil sobre o tema.

CRCPR Online: Qual acredita que será o foco desta Comissão nestes primeiros anos?

CN: A disseminação de conhecimento sobre ESG, bem como a abordagem dos desafios e, sobretudo, das oportunidades para a classe contábil, será realizada por meio de apresentações e discussões destinadas a acadêmicos, bacharéis em Ciências Contábeis e profissionais da Contabilidade.

CRCPR Online: Gostaria de acrescentar algum outro ponto que não tenhamos abordado?

CN: Além do presidente Laudelino, gostaria de expressar minha gratidão aos vice-presidentes que aprovaram, durante a Plenária de setembro, a criação da Comissão de ESG do Profissional Contábil Paranaense, assim como a minha nomeação como coordenador. Este sentimento pode parecer piegas, mas é genuíno. Quero agradecer a Deus, a Santa Madre Teresa de Calcutá e às mulheres da minha vida: Marlene (minha mãe), Maria Cristina (minha irmã), Cristina (minha esposa), minhas filhas Myllena e Gabryella, e meu pai Nicolau. Também, agradeço aos colaboradores do CRCPR e a todos os meus colegas professores, que sempre me ensinaram e contribuíram para o meu aprendizado. Aos acadêmicos da Academia de Ciências Contábeis do Paraná, onde tenho a honra de ocupar a cadeira número 4, agradeço pela convivência e aprendizado mútuo. Quero estender minha gratidão especial aos milhares de acadêmicos que me proporcionaram a oportunidade de conviver, aprender, ensinar e exercer uma das profissões mais nobres, que é a de ser professor.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.