O contador Claudio Luiz Brunetto é o coordenador da nova Comissão do Profissional da Contabilidade da Área Rural do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), criada pela Portaria 10/2023. A Comissão CRCPR Rural realiza seu primeiro evento no dia 4 de setembro, das 8h às 17h30, com o tema "Burocracia, Tributação, Tecnologia e Planejamento Sucessório". Para inscrever-se, clique aqui!
Em entrevista, Brunetto fala sobre a formação da nova comissão e a necessidade de discussão e preparo técnico sobre o tema.
CRCPR Online: Como o senhor reagiu ao convite do presidente Laudelino Jochem para liderar a comissão?
Claudio Luiz Brunetto (CLB): Com muita alegria! Posso dizer que foi uma espécie de reconhecimento pelo esforço como conselheiro do CRCPR e pelo trabalho desempenhado nas regiões em que atuamos profissionalmente, nas quais o agronegócio figura como atividade predominante.
CRCPR Online: Quais são os principais pontos de discussão da área de trabalho desta Comissão?
CLB: Em um primeiro momento, procuramos evidenciar as dificuldades nesta temática, para, depois, apresentar soluções. Destaco como exemplo as empresas que fazem negócios com produtores, como as cooperativas e cerealistas; é importantíssimo que o produtor se profissionalize e se organize cada vez mais, o que irá gerar confiança e resultados. Outra situação que vemos hoje é a de filhos de produtores rurais que, depois de estudar, voltam para as propriedades, aplicando o aprendido e buscando tecnologias para auxiliar no manejo do trabalho rural. Essas tecnologias, por sua vez, podem ser interligadas a sistemas de controle, o que propicia resultados confiáveis e rápidos, motivando esses profissionais cada vez mais para as boas práticas.
CRCPR Online: Qual acredita que será o foco desta Comissão nestes primeiros anos?
CLB: A contabilidade da atividade rural não era uma área muito explorada, já que o Fisco não costumava ser muito exigente. Com o atual protagonismo do agronegócio brasileiro, os atores passaram a ficar em evidência, e os órgãos públicos têm exigido cada vez mais dos clientes produtores. Quem não se atualizar, ficará para trás. Logo, o foco da Comissão é instigar os profissionais da contabilidade dessa área para o aprimoramento e o desenvolvimento profissional. A Comissão também tem por objetivo apresentar soluções viáveis aos principais desafios encontrados na rotina de trabalho desses profissionais.
CLB: Como se trata do primeiro evento que iremos realizar, vamos procurar tratar das principais dificuldades enfrentadas pelos profissionais para realizar um bom trabalho aos produtores rurais, como a burocracia, principalmente na apuração dos tributos. Apresentaremos uma ferramenta tecnológica (case de software específico); além de formas de diminuir a carga tributária, por meio de contratos, e apresentar soluções para a sucessão familiar dos produtores de forma planejada e menos onerosa.
CRCPR Online: Gostaria de acrescentar algum outro ponto que não tenhamos abordado?
CLB: Precisamos entender que o mundo mudou. A tecnologia
chegou para ficar e nos ajudar a melhorar nossas atividades e a qualidade de vida das pessoas que praticam atividades rurais. As boas
práticas de manejo têm transformado pequenas propriedades em grandes negócios, o que gera aumento de produção e de renda, levando cada vez mais esses
produtores à formalização e ao cumprimento de obrigações acessórias, que até então, não
eram exigidas. Para que consigam atender bem esses produtores, os
profissionais da contabilidade precisam se capacitar cada vez mais. A Comissão CRCPR Rural busca contribuir para a capacitação desses
profissionais, com o objetivo de que seja prestado um atendimento com qualidade e
profissionalismo a esse segmento tão importante para o país, e que, atualmente é
responsável por gerar alimento a nada menos que 10% da população mundial.
O primeiro evento da Comissão CRCPR Rural acontece no dia 4 de setembro, das 8h às 17h30, e abordará "Burocracia, Tributação, Tecnologia e Planejamento Sucessório". O encontro acontecerá na sede do Sindicato do Comércio Varejista de Maringá e tem o objetivo de capacitar os profissionais da contabilidade que prestam serviços a produtores rurais paranaenses quanto à utilização da tecnologia na melhoria dos controles operacionais, no cumprimento das obrigações acessórias e na apuração dos tributos do produtor rural, além de aprimorar o conhecimento dos participantes no planejamento sucessório e familiar.
Para inscrever-se, clique aqui!
Contando com especialistas de renome, a agenda de palestras inclui os temas: "A Burocracia e a Tributação do Produtor Rural" (com Claudemir Matiusso e Fernando Borazo), "Oportunidades e Desafios na Contabilidade do Produtor Rural Pessoa Física - Uma abordagem Tecnológica" (com Ronaldo Cesar Silva), "Condomínio Agrário, Contratos de Parceria e Arrendamento" (com Valdecir Mokwa), "Como Empresas e Cooperativas podem contribuir no Processo de Profissionalização do Produtor Rural?" (com Luciano Markiewicz e Nelson Beltrame) e "Planejamento Sucessório e Familiar do Produtor Rural" (com Everton Feitosa de Lima).
EVENTO PRESENCIAL EM MARINGÁ
Data: 4/9, às 8h
Local: Sede do Sindicato do Comércio Varejista de Maringá
Inscrições: aqui!
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.