Classe contábil paranaense perde Maria Célia Mariotto

A classe contábil do Paraná perdeu uma das suas maiores representantes na região de Apucarana, a delegada do CRCPR no município, Maria Célia Mariotto Moroti, falecida na tarde do último dia 20. Ela enfrentava problemas de saúde.

Maria Célia nasceu em Minas Gerais, na cidade de Pedralva, em 25 de maio de 1953, e se estabeleceu em Apucarana no ano de 1975. A contadora, graduada pela FECEA em 1983 – hoje Universidade Estadual do Paraná –, também era bacharel em Direito pela Faculdade de Apucarana (FAP) e, como sócia proprietária, fundou a empresa A Programação Contabilidade e Assessoria Empresarial Ltda.. Em 1990, assumiu o comando da delegacia regional do CRCPR em Apucarana, tornando-se a primeira mulher nomeada para a função no Estado.

A delegada se dedicou à contabilidade por mais de 30 anos e assistiu, durante essa trajetória, demonstrações de reconhecimento pelos seus inúmeros serviços prestados em prol da classe contábil de Apucarana e região. Dentre as homenagens, duas foram prestadas pelo CRCPR quando Maria Célia completou 15 e 25 anos à frente da delegacia do município. No ano passado, por ocasião das comemorações do Dia do Contador, o Sindicato do Comércio Varejista de Apucarana (Sivana), o Sindicato dos Contabilistas de Apucarana (SICAP) e a Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios (CMEG) concederam Placa de Honra e Mérito pela dedicação da profissional à comunidade e classe contábil locais.

Além de seu trabalho como empresária contábil, Maria Célia cumpria intensa agenda de trabalhos sociais. “Sempre estive envolvida nos serviços paroquiais, fui Rotariana e presidente do Sindicato dos Contabilistas de Apucarana”, dizia a contadora, que ministrava exposições sobre a profissão nas faculdades da região e costumava apresentar a palestra “Encarando o Câncer de Mama”, vestindo a camisa da campanha internacional do Outubro Rosa. No âmbito do Programa de Voluntariado da Classe Contábil (PVCC), orientava famílias de baixa renda a respeito de orçamento familiar.

O presidente do CRCPR, Marcos Rigoni, lamentou a morte da colega. “Além de ser uma profissional competente e dedicada, Maria Célia foi uma pessoa muito especial, sempre preocupada com o próximo, amiga de todos com aquele espírito agregador que lhe era tão singular. A sua partida é muito dura para nós”, afirmou.

À família e amigos de Maria Célia, o CRCPR externa condolências e solidariedade.