Ciclos de palestras sobre a Lei 12.973/2014 (MP 627) e as retenções tributárias federais estreiam na próxima semana

Na segunda-feira, 18, começa a circular por Campo Mourão e Goioerê o tema Retenções tributárias federais: imposto de renda (IRRF) e contribuições retidas (CSRF) na fonte para pessoa jurídica, que estará em Umuarama e Cianorte na terça 19; Paranavaí na quarta 20; Sarandi na quinta 21; Arapongas e Apucarana na sexta 22. Todas as edições serão ministradas pelo contador Sérgio Renato Reolon Martins.

Ainda na quinta, 21, Martins estará em Maringá para o lançamento de mais uma rodada itinerante de palestras do CRCPR, desta vez com ênfase na Lei 12.973, de 13 de maio de 2014 (MP 627), e as consequentes alterações para empresas tributadas pelo lucro real, presumido e arbitrado, a partir de 2014.

Mais opções itinerantes

Na última segunda, 11, começou a viajar o Estado, a partir de Irati, a palestra “Retenções previdenciárias”, apresentada na sequência em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Quedas do Iguaçu e nesta quinta-feira, 14 em Francisco Beltrão. O tema será retomado dia 15 de setembro, por Londrina e Arapongas. Na mesma semana, estará em Maringá, Mandaguari, Apucarana, Curitiba e São José dos Pinhais.

Em tempo: continuam a percorrer o Paraná os cursos de “Demonstrações contábeis e notas explicativas segundo a NBC TG 1.000” e “Substituição tributária do ICMS e Atualização do Simples Nacional”.

Londrina, dia 8: Demonstrações Contábeis e notas explicativas segundo a NBC TG 1000, com Roberto Marcos Navarro.

Os cursos e as palestras itinerantes fazem parte do programa de Educação Continuada do CRCPR, o + Saber Contábil, e são realizados em parceria com sindicatos locais de contabilistas as delegacias regionais do conselho. A programação se estende até novembro. “Esses treinamentos chegarão a cerca de 60 cidades, proporcionando aprendizado e atualização profissional a centenas de contabilistas”, afirma a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, conselheira Elizangela de Paula Kuhn.

Como a carga horária total de cada palestra não excederá a três horas por edição, Elizangela espera contar com a participação também, nos eventos, dos proprietários de empresas contábeis. “Sabemos o quão valioso e escasso é o tempo do empresário contábil, por isso é que temos nos dedicado a elaborar programas de curta duração”.

O delegado do CRCPR em Londrina, Moinzés Ribeiro, o professor Roberto Marcos Navarro e a presidente do Sincolon, Danielle Cavalcanti Frank.

Londrina, dia 12: Substituição Tributária do ICMS e atualização do Simples Nacional, ministrado por Neomar Antônio Cordova.

Quedas do Iguaçu, dia 13: Retenções Previdenciárias, primeiro evento do CRCPR nesta cidade. À esq., o diretor de Desenvolvimento Profissional do Sincovel, Juarez P. da Silveira, Otávio Roberti (Lefisc), Juarez Napoleão Costa, a palestrante Eliane C. Valcam (Lefisc) e Edson Cadini, presidente do sindicado.

Apucarana, 11/8: Substituição Tributária do ICMS e Atualização do Simples Nacional.

Cornélio Procópio, 13/8: Substituição Tributária do ICMS e Atualização do Simples Nacional.

Irati, 11/8: palestra sobre Retenções Previdenciárias.

Laranjeiras do Sul, 12/8: palestra sobre Retenções Previdenciárias.