Ciclo marca Dia do Contabilista na Unibrasil

O 2.º Ciclo de Palestras do curso de Ciências Contábeis das Faculdades Integradas do Brasil – Unibrasil- foi aberto dia 25 de abril, data em que é comemorado o Dia do Contabilista. “Sistema CFC/CRC’s e as Perspectivas da Profissão Contábil” foi o tema da palestra ministrada pelo contador Armando Santos Lira.

Foto: Jenifer Magri

Lira, que atua nas áreas de consultoria, assessoria e perícia contábil, é também advogado nos ramos do Direito Empresarial e Civil, conselheiro e vice-presidente de Relações Sociais do CRC-PR. Atualmente representa a classe dos contabilistas na Junta Comercial do Paraná. Armando Santos Lira explicou aos acadêmicos sobre a atividade do órgão fiscalizador da classe contábil, como ele atua e se relaciona com os contabilistas e como a classe acadêmica interage com os sindicatos. Falou também sobre as perspectivas para os profissionais da área contábil em momento de globalização e implementação das normas internacionais da contabilidade - IFRS.

Segundo ele, o Brasil vem convergindo para as normas internacionais depois de sancionada a Lei 11.638, o que possibilitou a adoção das IFRS, desenvolvendo um padrão de contabilidade compatível com o resto do mundo. “Precisamos aproveitar esse momento de globalização. O país tem bons relacionamentos com outros países, principalmente Índia, China e os países do Mercosul. Por isso é preciso que os profissionais estejam habilitados às novas normas”.

Falando sobre o ciclo, o coordenador do curso de Ciências Contábeis da UniBrasil, Cesar Augusto Gaertner, ressaltou que as palestras contribuem para os estudantes esclarecerem dúvidas sobre a profissão. O acadêmico do 8.º período do curso de Ciências Contábeis da UniBrasil, Berino Jeremias Filho, homenageou os contabilistas presentes e os futuros profissionais da área. Luciano de Araujo, também do 8.º período, frisou a relevância da palestra. “É importante uma palestra que aborda as perspectivas da profissão contábil no Dia do Contabilista e, além disso, o conhecimento sobre as normas do CRSs é de grande aproveitamento para os estudantes”, disse.