Ciclo de atualização sobre Sped banca a campanha Natal Solidário dos contabilistas

Nos últimos anos, o CRCPR, em parceria com os sindicatos de contabilistas do Paraná, vem coordenando uma iniciativa que contabiliza ganhos ao mesmo tempo para a classe contábil e para pessoas carentes, a campanha Natal Solidário dos Contabilistas, realizada por meio de curso de atualização por cuja inscrição é cobrada a doação de alimentos e brinquedos para entidades assistenciais.

Este ano, as palestras estão sendo ministradas nas 17 cidades do estado onde tem sindicato de contabilistas: Curitiba, Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Maringá, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa, Santo Antônio do Sudoeste, Toledo, Umuarama e União da Vitória. Com início dia 25 de novembro e previsão de término em 17 de dezembro, a iniciativa deve arrecadar várias toneladas de alimentos além de brinquedos que serão distribuídos a entidades beneficentes de cada cidade.

Responsabilidade social

?A campanha Natal Solidário dos Contabilistas foi criada para desenvolver a responsabilidade social da classe contábil de uma forma em que cada comunidade possa canalizar as arrecadações para atender suas carências?, explica o vice-presidente de Relações Sociais do CRCPR, Maurício Gilberto Cândido. Entre as entidades beneficiadas, no ano passado, contam a Associação Paranaense de Apoio à Criança com Neoplasia ?APACN de Curitiba; em Londrina, a Casa de Apoio Madre Leonia; em Maringá, a Fundação Oásis; em Paranavaí, a Casa da Criança.

O CRCPR promove também a campanha Criança Feliz, arrecadando e doando brinquedos às crianças em outubro; conscientiza os contabilistas sobre a legislação de incentivo fiscal, que permite a empresários e contribuintes em geral doar parte do imposto de renda devido a fundos municipais de atendimento às crianças e adolescentes mantidos por entidades beneficentes; e orienta contribuintes a fazer as declarações de Imposto de Renda e de Isento, entre as principais ações.

Nacionalmente, a classe contábil está envolvida com a campanha SOS Santana do Mundaú (AL) e Água Preta (PE), lançada pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) com o apoio dos CRCs, da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC), Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias e Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo (Sescon-SP) e do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas). O objetivo é captar recursos para construir 50 casas para famílias desabrigadas nas duas cidades, virtualmente destruídas por enchentes em junho de 2010.As doações, a partir de R$ 10,00, são depositadas em nome da Fundação Brasileira de Contabilidade (FBC) - CNPJ: 02.428.413/001-05 - conta corrente: 621-4 - agência: 0647 - operação: 003.