Chat Fiscoweb trata do 13° salário

Orientações sobre rotinas como 13° salário podem ser diferencial para escritórios contábeis.

A chegada do final de ano tradicionalmente inclui na lista de tarefas dos escritórios contábeis o pagamento do décimo terceiro salário. Como não há alterações na legislação em vigor, a rotina é simples para os escritórios, embora ainda existam dúvidas para os colaboradores das empresas. Dentro de sua política de relacionamento com os clientes, é importante que o escritório contábil oriente para que as informações sobre o pagamento do 13° salário sejam do entendimento de todos na organização. Afinal, é uma questão que ?mexe? com os bolsos e os objetivos das pessoas. Quem é que não reflete sobre a destinação do seu 13° salário?
Dúvidas sobre o 13º salário foram tema do chat Fiscoweb do último dia 28. Parceria entre o CRCPR e a EBS Sistemas, o Chat Fiscoweb é realizado todas as quintas feiras, entre 15h e 18h, aberto à participação de todos os contabilistas em dia com o CRCPR.

Um direito - O 13.º salário é um direito assegurado por Lei aos trabalhadores do mercado formal, incluindo empregados domésticos com carteira assinada, e a aposentados e pensionistas do INSS e da iniciativa pública federal e estadual.
Renata Davies de Souza, consultora trabalhista e previdenciária do Fiscoweb da EBS Sistemas, lembra que a primeira parcela deve ser paga pelo empregador entre 1° de fevereiro e 30 de novembro, ou nas férias, quando o empregado requerer antecipadamente por escrito em janeiro de cada ano. Já a segunda deve ser paga até 20 de dezembro. ?O empregador não é obrigado a pagar no mesmo mês a todos os funcionários e o valor pago ao empregado a título de primeira parcela é deduzida do valor total?, destaca. Além disso, há regras em relação aos encargos que incidem sobre o valor. Não há incidência do INSS na primeira parcela do 13º salário. Mas na segunda haverá sobre o valor total.

Movimentação na economia - Segundo dados divulgados pelo Dieese, o pagamento do 13º salário significa R$ 5,44 bilhões a mais na economia do Paraná em 2010, o que representa um aumento de 21,61% em relação ao valor total pago no ano passado. Aproximadamente 74 milhões de brasileiros devem receber o benefício, totalizando R$ 102 bilhões ou 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB).
Segundo o economista Sandro Silva, do Dieese, não há uma pesquisa que identifique exatamente onde os trabalhadores investem o seu 13° salário, mas pagamento de dívidas, consumo, poupança e viagens são as principais destinações.