Representantes do Comitê de Olho na Transparência (COT) se reuniram no dia 6 de junho, na sede do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Paraná (SESCAP-PR) e online para mais uma rodada de balanço das análises dos portais da transparência.

Neste encontro híbrido, os integrantes expuseram as avaliações realizadas nos portais dos órgãos do governo estadual e, com as irregularidades encontradas na prestação de contas, oficiarão os órgãos para que tornem as informações mais transparentes e acessíveis aos cidadãos.

A reunião contou com a participação especial do auditor federal de Finanças e Controle da Controladoria Geral da União (CGU), Demian Bianchi Bertozzi, que acompanhou os trabalhos do Comitê e divulgou o PPA Participativo, do portal www.brasilparticipativo.gov.br, um programa do governo federal que visa coletar sugestões da sociedade para o Programa Plurianual que será apresentado ao Congresso Nacional em agosto.

“Os cidadãos ou as entidades representantes da sociedade civil organizada podem participar fazendo sugestões para todas as áreas como educação, saúde, segurança, tributação”, afirmou o auditor ao destacar que os cidadãos poderão contribuir também com as sugestões que estão sendo elaboradas pela CGU, que serão incluídas no plano.

Ao acompanhar a reunião do COT, o servidor da CGU viu uma semelhança nas ações realizadas pelas duas organizações e propôs uma parceria no sentido de racionalizar trabalhos. “A CGU também faz a avaliação das despesas e da transparência dos órgãos públicos. Estamos trabalhando na mesma área. Sendo assim, poderíamos conjugar nossos esforços para evitar retrabalho. O trabalho do COT pode complementar o trabalho da CGU e vice-versa”, disse Demian, ao destacar que, além disso, CGU e COT podem inclusive aprimorar ou unificar a metodologia de avaliação.

Participaram os integrantes: João Eloi Olenike, representando o CRCPR e o IBTP; Celso Bernardo e Gilberto Coelho, representando o Corecon-PR; Waldir Franco Félix Júnior e Geovane Couto da Silveira, representando a Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná, a OAB/PR; e Euclides Locatelli, Allan Lucas Jucovski e Tânia Terezinha Dobrovolski, representando o SESCAP-PR.

O Comitê, criado em 2015, tem como objetivo verificar se os órgãos públicos vêm prestando contas das suas despesas conforme exige a Lei de acesso à Informação, no que diz respeito às empresas que trabalham com dinheiro público.

Fonte: Assessoria de Imprensa do SESCAP-PR

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.