Cumprindo sua missão institucional de defender as prerrogativas da profissão contábil, o CFC e os CRCs, estão trabalhando junto aos governos federal e estaduais para fiscalizar a nomeação para os cargos públicos que são privativos de contadores ou técnicos em contabilidade, em todas as áreas da administração pública.

O intuito é assegurar que os cargos cujas atribuições sejam privativas de profissional da contabilidade, nos termos do DL 92925/46, sejam ocupados por quem é registrado nos Conselhos Regionais de Contabilidade.  Mas a ação empreendida pelo sistema CFC/CRCs neste início de governo busca também uma ocupação de espaços na administração pública para cargos que,  embora não sendo privativos de profissional contábil, tenham relação direta com a atividade exercida cotidianamente pela classe contábil, como são os casos das Juntas Comerciais, Tribunais Administrativos de Recursos Fiscais, Secretarias de Fazenda, entre outros.

O CFC também ressalta a importância dessa ação para assegurar vagas para contadores nas Auditorias Internas, nos Conselhos Fiscais e Comitês de Auditoria Estatutários das empresas estatais, em cumprimento ao disposto na Lei Federal 13.303 de junho de 2016 e no DL 9295/46.

“Queremos reforçar a orientação para uma atuação firme e forte nesse início de novos governos no País. A Fiscalização dos CRCs vai acompanhar e agir em qualquer situação na qual nossas prerrogativas profissionais não sejam respeitadas. Mas quero aqui conclamar toda a classe para denunciar ao CRC do seu estado os casos que tiver conhecimento de ocupação de cargos em órgãos públicos por quem não é registrado no Conselho.” disse o presidente do CFC, Zulmir Breda.

Fonte: Comunicação CFC