Na tarde desta quinta-feira (4), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) conduziu a sua 73ª Reunião Extraordinária, e deu posse aos conselheiros eleitos nas eleições do Sistema CFC/CRCs, realizadas em novembro de 2023 e que renovou 1/3 dos seus respectivos plenários. O evento também foi palco da eleição do novo Conselho Diretor, que atuará no biênio 2024-2025.

O contador Sérgio Faraco, presidente do CFC em exercício, direcionou os trabalhos da reunião dando seguimento ao processo legal das posses e da eleição. A cerimônia começou com a nomeação e juramento de posse dos conselheiros efetivos eleitos. Posteriormente, foram indicados os conselheiros encarregados de conduzir a eleição para a nova diretoria do CFC. Com o registro de chapa única, cada conselheiro teve a oportunidade de votar. O contador Aécio Prado Dantas Júnior foi reconduzido ao cargo de presidente por mais um biênio diante da autarquia.

O Plenário do CFC é composto por um representante de cada estado da Federação. O Paraná é representando pelo conselheiro Aguinaldo Mocelin (na foto, à direita), que integrou a comissão eleitoral na votação que reconduziu o contador Aécio Dantas à presidência da autarquia.

À frente do CFC desde 2022, Aécio Dantas reiterou o seu compromisso com os profissionais da Contabilidade e apontou que ainda é necessário ultrapassar muitos desafios.

"Primeiro, preciso externar o meu orgulho e o que essa recondução representa para mim, uma missão que considero muito honrosa. Sem sombra de dúvidas, o tamanho da responsabilidade é proporcional ao tamanho dos desafios. Em segundo, posso dizer que continuaremos tentando mostrar para a sociedade a importância do profissional da contabilidade e o quanto ele é relevante nas discussões do nosso país, como as que envolvem a economia, a sustentabilidade, por exemplo. Seguiremos na missão de mostrar o quanto a classe contábil pode contribuir na transformação de vida das pessoas”, enfatizou.

Aécio salientou que o profissional da contabilidade precisa ser guiado para as tendências de mercado, na busca pela integração com as novas tecnologias que estão dominando diversas áreas profissionais. "Essas mudanças estão nos direcionando muito para a análise de dados, por exemplo, e para a integração com todo o aparato tecnológico que vem surgindo, como a inteligência artificial. Temos outros desafios, que também envolvem a valorização do profissional e a imagem do Sistema CFC/CRCs perante a sociedade", finalizou.

A seguir, os nomes que compõem o novo Conselho Diretor do CFC para o biênio 2024-2025:

• Contador Aécio Prado Dantas Júnior - Presidente do CFC
  • Contadora Maria Dorgivânia Arraes Barbará - Vice-Presidente de Assuntos de Política Institucional
  • Contador Carlos Henrique do Nascimento - Vice-Presidente de Registro
  • Contadora Sandra Maria de Carvalho Campos - Vice-Presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina
  • Contador Joaquim de Alencar Bezerra Filho - Vice-Presidente de Governança e Gestão Estratégica
  • Contadora Ana Luiza Pereira Lima - Vice-Presidente de Controle Interno
  • Contadora Ana Tércia Lopes Rodrigues - Vice-Presidente Técnica
  • Contador Sebastião Célio Costa Castro - Vice-Presidente de Assuntos Administrativos
  • Contador José Donizete Valentina - Vice-Presidente de Desenvolvimento Profissional

Fonte: CFC

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.