CFC prorroga inscrições para prova de auditor de instituições ligadas ao Banco Central

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) prorrogou o prazo para as inscrições na prova específica para os profissionais da contabilidade que pretendem atuar em auditorias de instituições com funcionamento autorizado pelo Banco Central. As inscrições, que terminaram no último dia 30/6, serão reabertas entre as 9 horas do dia 12 de julho e as 14 horas do dia 17 deste mês.

A prorrogação se deve à publicação da Resolução do Conselho Monetário Nacional (CMN) n.º 4588/2017, que dispõe sobre a atividade de auditoria interna. Segundo o documento, nas instituições financeiras e demais instituições autorizadas a funcionar pelo BC, essa atividade deve ser realizada por auditor independente devidamente habilitado. A resolução prevê a implementação da atividade de auditoria interna até 31 de dezembro de 2017.

Para aumentar a participação de profissionais da contabilidade com interesse em exercer essa função até o período mencionado, o CFC decidiu pela ampliação do prazo de inscrições para a prova específica, que é realizada apenas uma vez por ano.

As inscrições deverão ser efetuadas somente no Sistema EQT disponível, no portal do CFC (www.cfc.org.br) e custam R$ 150.

A prova de Qualificação Técnica Geral (QTG) estará disponível somente para o candidato que efetuar a inscrição em prova específica para profissional da contabilidade que pretenda atuar em auditoria de instituições autorizadas a funcionar pelo BC, e que não estiver inscrito no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do CFC. No caso de dúvidas relativas à legislação e normativos do BC, clique aqui.