CFC promove treinamento sobre Balanço Social

Com a finalidade de padronizar a metodologia do balanço social e ambiental em todo o sistema e posteriormente nas empresas, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou, nos dias 9 e 10 de junho, em Florianópolis (SC), mais uma etapa de treinamento, desta vez para equipes dos regionais de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Mais da metade dos conselhos já passaram pela preparação.

Segundo o vice-presidente de Desenvolvimento Operacional do CFC e Coordenador da Comissão de Elaboração do Balanço Social, Juarez Domingues Carneiro, que ministrou o treinamento, é fundamental que a nova metodologia seja assimilada e praticada pelos CRCs antes que o balanço socioambiental comece a ser cobrado das empresas. Tramita no Congresso Nacional projeto de lei da senadora Lúcia Vânia obrigando as empresas a fazer e publicar anualmente o seu balanço social.

O treinamento em Florianópolis consistiu no estudo de conceitos de responsabilidade social e ambiental, gestão e balanço socioambiental, empreendedorismo nas organizações com diferencial competitivo, marketing social, projetos e investimentos sociais, responsabilidade social do contabilista nas organizações, balanço social como instrumento de gestão social, legislações pertinentes; e em uma parte prática em que foram apresentados e avaliados modelos de balanço socioambiental, culminando com a elaboração e apresentação, pelas equipes, de um balanço de acordo com as normas do CFC. Participaram do treinamento pelo CRCPR o vice-presidente de Relações Sociais, Maurício Gilberto Cândido; o assessor da diretoria Hugo Catossi, a gerente contábil Celita Paltanin, a assistente contábil Nadja Baptista e o jornalista Joaquim Barros.

O balanço social do CFC

Há dois anos, o CFC vem divulgando a sua política de responsabilidade social na gestão, com resultados direcionados à sociedade como um todo, sem deixar de lado a sua missão principal, que é desenvolver a profissão contábil, e neste ano iniciou a disseminação das informações entre os CRCs. "O Balanço Social demonstra as ações que ratificam o nosso compromisso com a responsabilidade social, traduzindo o pensamento e a preocupação do CFC com a sociedade e com o meio ambiente", defende a presidente Maria Clara Bugarim.

Elaborado de acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade - NBC T 3.7 e NBC T 15 -, o documento apresenta informações contábeis, administrativas, financeiras, sociais e ambientais. As informações estão estruturadas em quatro partes: 1. Gestão Institucional: apresenta as atividades do CFC, a estrutura física, o perfil do Sistema CFC/CRCs e uma síntese do trabalho das vice-presidências; 2. Gestão de Pessoas: relata o empenho do CFC em relação ao seu corpo funcional, o número de funcionários, os cursos oferecidos, o nível de escolaridade, a integração e os benefícios; 3. Gestão Social: traz os projetos, os programas e as ações de natureza social em prol da categoria contábil e da sociedade; e 4. Balanço Social em Dados: parte constituída por pesquisas de satisfação e de insatisfação do quadro funcional e dos Conselhos Regionais de Contabilidade, além de demonstrativo de natureza contábil, financeira e social.