Na tarde da última terça-feira (16), o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizou um talk show para lançar o seu Plano de Logística Sustentável (PLS). O evento que foi prestigiado pelos colaboradores do CFC, apresentou formas de como a entidade pode realizar práticas mais sustentáveis não só no trabalho, mas também em casa ou na rua.

O talk show foi mediado pelo jornalista do CFC Fabrício Santos e contou com as presenças da coordenadora da Comissão Permanente de Sustentabilidade e Inovação do CFC, Janaína Bezerra; da representante da ONG Bike Anjos, Rosana Baioco; da jornalista do CFC Maristela Girotto; e do representante do Ministério da Economia, Fernando Simões.

Ao explicar a importância do PLS para o CFC, a coordenadora Janaína Bezerra disse que todos os colaboradores terão um grande desafio. Segundo ela “a resolução e o plano foram aprovados, e temos que começar a botar em prática. Um dos nossos objetivos é estimular esse pensamento de vocês em relação ao CFC, em relação a casa, em relação ao mundo, e ao o que vocês querem deixar para as futuras gerações’’, pontuou Janaína.

Fernando Simões integra desde 2016 a equipe do Departamento de Normas e Sistema de Logística da Secretaria de Gestão do Ministério da Economia, e também é responsável pela normatização da sustentabilidade em logística pública no âmbito da Administração Pública Federal. O representante do Ministério da Economia elogiou a iniciativa do CFC e disse que a instituição foi exemplo na forma de elaborar o PLS. ‘’Quero cumprimentar o Conselho, pois pelo o que vi aqui, o nível de aderência do Conselho aos nossos normativos é impressionante, e vocês vão além, com iniciativas criativas e inovadoras. A agenda da sustentabilidade depende muito do apoio do alto-escalão de qualquer órgão ou entidade, além da própria direção do Governo Federal. E é altamente recomendável que as organizações façam exatamente do jeito que vocês fizeram, que é vincular o PLS ao planejamento estratégico, isso é fundamental’’.

Lançamento do PLS provocou debate sobre práticas sustentáveis no CFC

O PLS

O Plano de Logística Sustentável do Conselho Federal de Contabilidade (PLS-CFC) estabelece as diretrizes e um conjunto de projetos para a inserção de atributos de sustentabilidade na gestão da logística do CFC, conforme disposto na Instrução Normativa n.º 10, de 12 de novembro de 2012, da Secretaria de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O PLS foi publicado no portal do CFC em fevereiro e pode ser acessado por aqui. O PLS do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) já está em desenvolvimento e será lançado até o início de 2020.

Fonte: CFC