Participaram desta rodada as equipes de Fiscalização dos CRCs do Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais

Com informações do CFC

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) iniciou o treinamento para profissionais dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) sobre as atualizações da Resolução CFC n.º 1.603/2020, que dispõe sobre os procedimentos e regras relativos a Processos Administrativos de Fiscalização instaurados. A capacitação ocorre virtualmente e será realizada em cinco ciclos para atender a todo o país. Os primeiros estados a participarem, nesta quarta-feira (3), foram Espírito Santo, Rio Grande do Sul e São Paulo, que reuniram cerca de 80 pessoas. A Divisão de Fiscalização do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) participou da sessão realizada na sexta-feira (5), juntamente com os CRCs de Santa Catarina, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Além dos inspetores fiscais, da gerente e do advogado da Divisão, Celita Paltanin e Jefferson Lukaski, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR, Jefferson Paulo Martins, também marcou presença durante o treinamento.

Em sua fala de abertura, a vice-presidente de Fiscalização do CFC, Sandra Campos, destacou a importância do evento, em especial pelo fato da fiscalização ser a razão de existência do Sistema CFC/CRCs. “O Conselho é uma entidade de fiscalização profissional, então é importante que as normas relacionadas ao tema sejam sempre atualizadas, bem como aplicadas com justiça, isonomia e imparcialidade. Essa ação só é possível quando todos os envolvidos estão bem preparados e possuem conhecimentos consistentes dos procedimentos a serem aplicados”, ressaltou Sandra.

As alterações na Resolução CFC n.º 1603/2020 foram discutidas ao longo do ano de 2020 por meio de uma comissão integrada de profissionais do CFC e dos CRCs. A nova versão da norma foi publicada no Diário Oficial da União (DOU), no dia 10 de novembro de 2020, e entrou em vigor em 1º de janeiro de 2021.

A coordenadora de Fiscalização do CFC, Franciele Carini, explica que a última grande mudança na resolução havia sido realizada em 2010. ”O regulamento normatiza tudo o que é pertinente aos processos administrativos de fiscalização, como prazos, ações, tipos de recursos, defesa e julgamento. Uma das principais mudanças, por exemplo, é a abertura das sessões das Câmaras de Ética e Disciplina e das reuniões dos Tribunais Regionais e Superior de Ética e Disciplina, que antes eram reservadas. Elas poderão ser realizadas de forma presencial ou por meio de solução tecnológica que viabilize a discussão e votação”, detalha Franciele.

A próxima capacitação sobre a Resolução CFC n.º 1603/2020 está marcadas para 19 de fevereiro. A vice-presidente Sandra explica que, ao fim, ainda é esperada a realização de um seminário reunindo todos os participantes para que sejam apresentadas e discutidas as principais dúvidas e considerações sobre as alterações da norma.

Reprodução Permitida, desde que citada a fonte.