CFC estuda capacitação de gestores em parceria com Secretaria do Tesouro Nacional

Parceria entre Conselho Federal de Contabilidade e STN será firmada para oferecer capacitação a gestores públicos

A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, participou, nesta quarta-feira, dia 15, em Brasília, de audiência com o secretário do Tesouro Nacional (STN), Marcelo Barbosa Saintive. O objetivo do encontro foi tratar do projeto que prevê a oferta de capacitação em contabilidade aplicada ao setor público para servidores e gestores estaduais.

Na reunião, realizada no gabinete do secretário, Maria Clara Bugarim lembrou a importância da capacitação profissional. “Na contabilidade privada, o grande momento veio com a convergência das normas. Hoje, estamos alinhados. A ideia é dar segmento a este trabalho de capacitação também na área pública. O momento, portanto, é de levar esses multiplicadores a todos os locais, pois, enquanto organismo de classe, o CFC fomenta o conhecimento para todos os profissionais da contabilidade”, disse.

O secretário do Tesouro Nacional ressaltou a importância da contabilidade e seus profissionais para a sociedade. “A contabilidade pública é muito importante por vários motivos, sendo a capacitação contínua parte essencial deste processo. Entendo que essa área do conhecimento tem um papel importantíssimo na transparência da gestão pública e, portanto, precisamos dela”, afirmou. Saintive colocou a STN à disposição do Conselho Federal de Contabilidade.

Segundo Maria Clara Bugarim, que também presidiu o CFC nas gestões 2006 e 2007 e 2008 e 2009 e atualmente é controladora-geral do Estado de Alagoas, as ações, que fazem parte deste projeto, serão realizadas em dois grandes blocos: no primeiro, a promoção, no mês de maio, de Encontros para os Gestores Públicos, visando instrumentalizar os gestores, capacitando-os para prática de uma gestão responsável. Em segundo momento, a proposta é realizar uma Semana Contábil e Fiscal, tendo como público-alvo os servidores.

A ideia, com a parceria, é poder reciclar, aperfeiçoar e gerar conhecimentos em contabilidade aplicada ao setor público e em demonstrativos fiscais nos estados e municípios por meio de discussão e disseminação dos aspectos mais relevantes aos temas expostos. Alagoas será o primeiro estado a receber a capacitação. O objetivo, porém, é expandir o projeto para outros estados. A participação dos gestores e servidores será gratuita.