Os novos conselheiros do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), eleitos em novembro de 2025, foram empossados na tarde desta segunda-feira (5) para mandato no período de 2026 a 2029. Além de assinarem o livro de posse, os conselheiros fizeram um juramento, no qual se comprometeram a trabalhar pelo desenvolvimento da classe contábil brasileira com ética e responsabilidade. Entre os empossados, destaque para a representação do Paraná, com a posse de Laudelino Jochem, que assume a Vice-Presidência de Desenvolvimento Profissional do CFC, tendo como suplente o também paranaense César Alberto Ponte Dura.
A cerimônia, que marcou a renovação de 2/3 do Plenário da entidade, aconteceu durante a 75ª Reunião Plenária Extraordinária da autarquia. Na ocasião, também foi eleito, por unanimidade, o novo Conselho Diretor, que vai liderar a entidade no biênio 2025-2026. O pleito partiu do registro de chapa única e contou com 27 votos registrados, de todos os conselheiros presentes no plenário, reforçando o consenso em torno da nova composição, que inclui representantes de diferentes regiões do país.
A solenidade ocorreu na sede da autarquia, em Brasília/DF, e todo o processo transcorreu sem intercorrências. Após a posse dos conselheiros e a eleição da nova diretoria, a vice-presidente de Fiscalização, Sandra Campos, que conduziu a mesa diretora da reunião plenária nos dois momentos, passou a presidência da mesa para Joaquim Bezerra, que fez seu primeiro discurso oficial como novo presidente do CFC.
Em sua fala, Joaquim Bezerra recepcionou os novos conselheiros e destacou a importância do papel de cada um no fortalecimento do Sistema CFC/CRCs, ressaltando a contribuição estratégica de lideranças estaduais, como a paranaense, na construção das políticas institucionais.“Eu quero abraçar cada um dos conselheiros e conselheiras, efetivos e suplentes, que têm este adjetivo simplesmente por uma questão regimental, porque todos nós somos efetivos. Todos nós somos integrantes. É uma grande força da contabilidade brasileira, porque todos nós estamos aqui para assumirmos o nosso protagonismo, a missão para a qual nós fomos escolhidos”, afirmou o presidente.
Reprodução permitida, desde que citada a fonte.