CFC divulga resultado do 1º Exame de Qualificação Técnica para Perito Contábil

O resultado do 1º Exame de Qualificação Técnica para Perito Contábil foi publicado nesta segunda-feira (30) no Diário Oficial da União (DOU) - Seção 3, Páginas 132 e 133. A aprovação no Exame possibilita aos contadores o registro no Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis (CNPC), criado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), em 2016, por meio da Resolução CFC nº 1.502 - alterada pela Resolução CFC nº 1.513.

Para acessar o resultado do 1º EQT para perito contábil, clique aqui.

O 1º EQT para peritos contábeis foi aplicado no dia 25 de agosto com a presença de contadores em todos os estados e no Distrito Federal. Para esta primeira edição do Exame, 745 contadores se inscreveram, sendo que 535 compareceram para fazer a prova. Dentre eles, 250 foram aprovados na primeira fase – questões objetivas (46,73%) – e, ao final, após a correção das questões subjetivas, o 1º EQT teve 133 aprovados (24,86%).

Na prova de Qualificação Técnica Geral para peritos são exigidos conhecimentos nas seguintes áreas: Ética profissional; Normas Brasileiras de Contabilidade - Técnicas e Profissionais, editadas pelo Conselho Federal de Contabilidade, inerentes à perícia; Legislação Processual Civil aplicada à perícia; Direito Constitucional, Civil e Processual Civil afetos à legislação profissional, à prova pericial e ao perito; e Língua Portuguesa e Redação.

CNPC

O Cadastro Nacional de Peritos Contábeis foi criado, em 2016, com o objetivo de oferecer ao Judiciário brasileiro uma lista de profissionais qualificados para atuar como Peritos Contábeis.

Até o dia 31 de dezembro deste ano, para os profissionais que possuem experiência comprovada em perícia contábil, é possível solicitar o registro no CNPC sem fazer o Exame de Qualificação Técnica. A partir de 2018, a inscrição no Cadastro se dará apenas com a aprovação no EQT.

Para mais informações sobre o CNPC, acesse aqui.

Fonte: Conselho Federal de Contabilidade (CFC)