O Manual da Fiscalização é um pilar essencial na profissão contábil, ao garantir o cumprimento das responsabilidades tanto dos profissionais quanto das organizações contábeis, e desempenhar um papel fundamental na promoção da ética, qualidade, conformidade legal e credibilidade da classe contábil.

Com a evolução ocorrida nos últimos anos, o Manual se adaptou à realidade dos profissionais, tornando-se mais acessível, moderno e claro em suas especificações de conteúdo. Esse esforço contínuo visa promover a ética e qualidade na prestação de serviços, bem como a atuação transparente na proteção do interesse público.

"O manual possui diretrizes claras, normas atualizadas e melhores práticas para a fiscalização, um guia valioso para os profissionais e as entidades envolvidas na aplicação desses processos", declarou o presidente do CFC, Aécio Dantas

Para Sandra Campos, vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, o manual constitui um instrumento auxiliar para pleno exercício profissional.

"O manual, nesta versão, facilita a compreensão, com uma linguagem acessível para toda a sociedade, e não apenas para os profissionais", acrescentou a vice-presidente.
O novo manual conta com três capítulos que abordam assuntos relacionados ao planejamento estratégico do Sistema CFC/CRCs, à fiscalização do exercício profissional e ao sistema organizacional do setor de fiscalização, os quais emergem como ferramentas essenciais para os Conselhos Federal e Regionais de Contabilidade.

O documento representa um marco significativo na capacidade dos órgãos de contabilidade de responderem efetivamente aos desafios do cenário contábil, em constante evolução.

Ao destacar a importância deste manual, o Sistema CFC/CRCs reforça não apenas a necessidade de atualização e adaptação contínuas, mas também a valorização do profundo compromisso dessas instituições com a excelência e a integridade no exercício da profissão contábil.

Fonte: CFC

Reprodução permitida desde que citada a fonte.