CFC divulga guia de orientação sobre exame CPA

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou um guia de orientação sobre o exame CPA. A prova é um requisito básico para trabalhar com auditoria nos Estados Unidos, e a publicação no site do CFC também traz a lista dos demais requisitos para trabalhar na área por estado e jurisidição.

Clique aqui e acesse o guia

Requisitos para trabalhar na área

Este ano, o CFC firmou uma parceria com o conselho americano de contabilidade (AICPA, na sigla em inglês) para realizar os exames de certificação CPA no Brasil. O convênio também prevê a estruturação de um curso sobre as normas internacionais de contabilidade (IFRS, em inglês) com carimbo do CFC e do AICPA que deverá ser dado no primeiro semestre do próximo ano no Brasil e Estados Unidos, com a possibilidade de ser estendido para outros países da América Latina.

Os exames estão acontecendo nos estados de Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Sul. As próximas oportunidades serão agosto e novembro. No ano passado, 80 contadores brasileiros foram aos Estados Unidos para fazer a prova.

O Exame para CPA é oferecido somente em inglês e garante que aqueles que ingressem na profissão contábil nos EUA como CPAs tenham os conhecimentos e habilidades básicos necessários para proteger o interesse público. Oferecido em conjunto por três organizações: NASBA (The National Association of State Boards of Accountancy -Associação Nacional de Conselhos Estaduais de Contabilidade), AICPA (American Institute of Certified Public Accountants -Instituto Americano de Contadores Públicos Certificados) e Prometric é aplicado em nome dos Conselhos de Contabilidade que têm a autoridade de licenciamento em última instância nos Estados Unidos.