Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) divulgou um estudo de caso sobre os impactos da Reforma Tributária em empresas de serviços contábeis. O documento foi elaborado pelo Grupo de Estudo da Reforma Tributária, composto por especialistas da autarquia

O relatório tem o objetivo de esclarecer de forma técnica os reflexos da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n.º 45-A, de 2019, aprovada na Câmara dos Deputados no dia 7 de julho de 2023. A análise foi baseada na metodologia desenvolvida pelo contador e professor Fellipe Guerra e adaptada pelo Grupo com base em estudo de caso do Município de Aracaju (SE).

O documento desenvolve, de forma exemplificativa, os reflexos da aplicação da Reforma Tributária para as empresas prestadoras de serviços contábeis, levantando questões ainda não esclarecidas e a elevação na carga tributária para os escritórios. O estudo alerta sobre possível aumento da informalidade ou redução significativa da geração de empregos. Na análise, estão expostos os principais pontos ainda indeterminados e de grande impacto para a classe contábil, como a indefinição quanto às alíquotas do Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) e de Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS); a dependência de normas infraconstitucionais; a ausência de estudos de impacto econômico e social; a ausência de sistemática de controle para evitar aumento de carga tributária; entre outros.

O CFC reforçou a importância de um debate aberto e participativo sobre a Reforma Tributária, que possa garantir mudanças significativas e que atendam às necessidades dos contribuintes, das empresas e da sociedade em geral.

Para ler o estudo de caso na íntegra, acesse o documento no portal do CFC, clique aqui.




Fonte: CFC

Reprodução permitida, desde que citada a fonte.