O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) disponibiliza aos cidadãos uma nova ferramenta de acessibilidade que derruba barreiras e facilita o acesso à informação. Trata-se de um aplicativo (Rybená Web) que está fixado no canto superior direito do Portal do Conselho (www.cfc.org.br). Ele promove a inclusão social e o acesso à informação de maneira integradora, já que permite que pessoas com deficiência auditiva ou visual tenham acesso ao conteúdo por meio da tradução tanto para a Língua Brasileira de Sinais (Libras) quanto para a voz (língua falada).
Além do site, a tecnologia agora também está disponível no Portal da Transparência e Acesso à informação, o que permite a todos acompanhar a prestação de contas do CFC para a sociedade.
Para realizar a tradução basta selecionar uma palavra ou trechos para que o texto escrito em Língua Portuguesa seja convertido para Língua Brasileira de Sinais (Libras) ou para a voz (língua falada). Essa nova tecnologia garante também o cumprimento da Lei n.º 12.527/2011 e da Resolução CFC n.º 1.439/2013 que regulam sobre o acesso a informações.
Fonte: Comunicação CFC