Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Falar em Inteligência Artificial ou sobre as maravilhas do avanço tecnológico na sociedade era coisa de filmes de ficção científica. Eram. Hoje, não vivemos sem o apoio tecnológico para pedir comida, pagar contas, comprar passagens, reservar hotéis, ouvir música e tantas outras coisas que estão por vir. A Inteligência Artificial é uma realidade presente em praticamente todas as áreas do conhecimento e, uma delas, é a Contabilidade.

Para acompanhar essas mudanças tecnológicas e suas influências na profissão contábil, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) instituiu, por meio de portaria, a Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia que realizou a sua primeira reunião, nessa segunda-feira (11), na sede do CFC, em Brasília (DF).

A comissão terá, dentre outros objetivos, analisar e tratar os impactos da inteligência artificial e vislumbrar horizontes para a profissão, além de promover a discussão sobre a necessidade de regulamentação específica do uso de novas tecnologias pelos profissionais, sob a perspectiva da ética, da inovação e do mercado de trabalho. De acordo com o presidente do CFC, Zulmir Ivânio Breda, “o material que será produzido e divulgado pela comissão terá a filosofia que o Sistema CFC/CRCs pensa sobre o impacto tecnológico na profissão”.

Um dos pontos abordados por Breda foi a revisão da regulação. Segundo ele, há três aspectos que merecem ser discutidos: primeiro, a perspectiva sob o ponto de vista ético; o segundo, sob o ponto de vista profissional e a relação com o cliente; e o terceiro, uma norma técnica que trate sobre o tema.

Durante a reunião foram tratados, também, dos seguintes tópicos: forma de atuação da comissão; escopo e cronograma de trabalho; qualidade dos serviços nesse ambiente de transformação tecnológica; mapeamento das tecnologias para orientação da sua aplicabilidade aos profissionais; impacto do avanço tecnológico na educação continuada e na formação dos futuros profissionais.


Coordenada pelo vice-presidente técnico do CFC, Idésio Coelho da Silva Junior, a comissão é integrada pela vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CFC, Sandra Maria Batista; a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CFC, Lucélia Lecheta; os presidentes dos Conselhos Regionais de Contabilidade de São Paulo, Márcia Ruiz Alcazar; do Amazonas, Manoel Carlos de Oliveira Júnior; de Rondônia, Joelso Tavares de Andrade; e a diretora executiva do CFC, Elys Tevania Alves de Souza.

Fonte: CFC

Imagem (miniatura da chamada da notícia) Gráficos de pngtree.com