CFC coleta sugestões para criar o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis -CNPC

O Conselho Federal de Contabilidade está elaborando os termos de uma resolução para criar o Cadastro Nacional de Peritos Contábeis (CNPC), solicitando colaborações dos profissionais que atuam na área. As sugestões podem ser enviadas até 8 de dezembro ao e-mail: ouvidoria@crcpr.org.br

A iniciativa do CFC parte das considerações de que os tribunais realizam consultas aos conselhos de classe para indicação de peritos e da importância de estimular o estudo das Normas Brasileiras de Contabilidade no que respeita à área e de se conhecer o âmbito de atuação desses profissionais no país.

A intenção é definir um prazo para os contadores que exercem atividades de perícia contábil se cadastrarem no Cadastro Nacional de Peritos Contábeis do CFC, por meio dos portais dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) ou do portal do CFC. E entre as regras, estabelecer a exigência de prova específica para compor o CNPC em qualificação em Perícia Contábil e a obrigatoriedade de cumprimento de Programa de Educação Profissional Continuada. Quanto a outros aspectos, a manutenção do profissional no CNPC estará condicionada ao registro profissional regular e ativo em CRC.

Confira aqui a íntegra da minuta da resolução