A prestação de contas eleitorais confere transparência e legitimidade aos recursos e gastos que os candidatos realizam durante a campanha. Na busca por um país sem corrupção, a medida é uma maneira de mostrar aos eleitores a lisura nas eleições. A fim de contribuir com a depuração do processo eleitoral no País, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) realizará, no dia 20 de junho, o Seminário "Financiamento de Campanha e Prestação de Contas Eleitorais", em Brasília (DF). Com inscrições gratuitas, são esperados mais de 200 profissionais no auditório do CFC, que se tornarão multiplicadores na capacitação de cerca de 30 mil contadores em todo o território nacional.

O evento, fruto de uma parceria do CFC com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que atuam em conjunto desde 2014, quando os candidatos, responsáveis ou não pela administração financeira de suas campanhas, passaram a ser obrigados a contar com a orientação de uma profissional da contabilidade e de um advogado regularmente inscritos em seus conselhos de fiscalização, contará com a participação do ministro do TSE Tarcísio Vieira de Carvalho Neto, que falará sobre os desafios da justiça eleitoral este ano. Já o coordenador da Assessoria de Exame de Contas Eleitorais e Partidárias (Asepa/TSE), Eron Pessoa Júnior, abordará as mudanças no âmbito do financiamento de campanha.  Além disso, o seminário também realizará um debate com os integrantes da comissão eleitoral do CFC. Na pauta, temas como arrecadação; gasto eleitoral e obrigações; gestão - patrimônio e controle; gestão - teoria na prática; entrega das contas; e, também, sobre o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) - rede formada por entidades da sociedade civil, movimentos, organizações sociais e religiosas focadas em combater a corrupção eleitoral.

Segundo o coordenador da Comissão Eleitoral do CFC, conselheiro João Altair Caetano dos Santos, o encontro tem como objetivo a formação de multiplicadores regionais sobre a aplicabilidade das resoluções que regem as eleições tornando, assim, o pleito mais transparente.  "A ideia é que essas pessoas capacitem mais de 30 mil profissionais em todo o País. Esses profissionais terão um papel importante no processo eleitoral, ao acompanhar o dia a dia das campanhas, orientando quanto aos procedimentos de captação de recursos financeiros, à correta aplicação, além de dar amplo conhecimento à sociedade sobre a lisura desses candidatos", explica.

Contabilidade Eleitoral: da teoria à prática

Na ocasião também será lançado o manual "Contabilidade Eleitoral: da teoria à prática", que traz esclarecimentos sobre as principais alterações na legislação para as Eleições 2018.  "O objetivo é ampliar o alcance das informações sobre o processo eleitoral e reforçar a importância do profissional da contabilidade nesse processo, que busca a transparência e o compromisso com a ética", ressalta o vice-presidente de Política Institucional do CFC, Joaquim Bezerra Filho.

A disputa eleitoral ocorrerá no dia 7 de outubro, em primeiro turno e, no dia 28 de outubro, nos casos de segundo turno. Os eleitores vão eleger o presidente da República, os governadores dos estados, dois terços dos senadores, os deputados federais, os estaduais e os distritais.

Serviço:

• Evento: Financiamento de Campanha e Prestação de Contas Eleitorais - Seminário Nacional de Qualificação de Multiplicadores
  • Tema: Financiamento de Campanhas e Prestação de Contas Eleições de 2018
  • Data de Realização: 20 de junho de 2018.
  • Local: Sede do CFC
  • Endereço: SAS Quadra 5 Bloco J Ed. CFC - Asa Sul - Brasília /DF
  • Inscrições: www.cfc.org.br/eventos
  • Programação: clique aqui.

Com informações do CFC e Gazetaweb