Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

A Comissão Especial de Valorização do CRCPR (CEVP-CRCPR) inicia uma série de entrevistas com expoentes do mercado e do meio acadêmico contábil do Paraná, que compartilham pontos de vista e experiências sobre como elevar a percepção da sociedade sobre a importância do profissional da contabilidade para o desenvolvimento sustentável das empresas, instituições e para o desenvolvimento econômico.

O convidado desta primeira entrevista é o atual presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), Moacir Carlos Baggio, em sua terceira gestão, que membro da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), já foi conselheiro do CRCPR, e durante mais de 50 anos se dedicou à Contabilidade, desempenhando as funções de contador, auditor, perito, consultor, professor, palestrante e articulista e, também, dedicando-se às entidades de classe.

Reminder Instagram Post.pngCEVP-CRCPR: Como o senhor vê a evolução do profissional de contabilidade no contexto do mercado digital?

Moacir Carlos Baggio: Analisando a evolução histórica da contabilidade podemos resumir em três grandes procedimentos: o manuscrito, o mecanizado, o informatizado. Afirmo a vocês que enfrentei essas três fases sem medo de ser feliz.

Vou me ater apenas a última fase que é a que nos interessa para o desenvolvimento do tema. A partir do plano real, em 1994, um dos segmentos de mercado que tiveram maior valorização foi o do profissional de contabilidade, pois as empresas começaram a ter outras formas de organizar as finanças, encarar uma nova realidade. Com a estabilização da moeda a elaboração de estratégias passou a ser executada a partir das demonstrações de dados financeiros por valores reais, e não inflacionados.

Outro fator de influência na evolução do trabalho do profissional de contabilidade foi, a partir do ano 2000, a globalização e a adequação das normas internacionais de contabilidade, que desencadeou grandes alterações nas regras contábeis do país e que resultou na necessidade de que o profissional passasse por uma reciclagem geral e fez com que fosse ganhando mais espaço na gestão das empresas.

CEVP-CRCPR: Por que, na sua visão, o advento da globalização e a adequação das normas internacionais foram importantes para a profissão?

Moacir Carlos Baggio: É o profissional de contabilidade que mais entende da execução dos detalhes jurídicos, contábeis, financeiros e tributários que envolvem a gestão das empresas e que vai auxiliar sobre maneira nesse processo estratégico. 

CEVP-CRCPR: Sob o seu ponto de vista, como as mudanças constantes beneficiam o profissional contábil?

Moacir Carlos Baggio: A tendência que em tempos de mudanças, as pessoas procurem organizar seus próprios negócios e naturalmente é importante e obrigatório que tenham a ajuda de um profissional de contabilidade para auxiliá-lo.

Esse profissional encara o desafio de estar constantemente atualizado, evitando a estagnação profissional, agregando conhecimento e acompanhando a evolução tecnológica, pois ela está presente na vida de todos nós e principalmente nas organizações empresariais, o que resultará no melhor desempenho de suas funções hoje.

Essas novas tecnologias são apresentadas de forma virtual, via internet e outros meios de comunicação mais avançados, o que permite ao profissional melhor utilizar essas ferramentas, pois elas se baseiam em dados do passado e do presente permitindo traçar estratégias para o futuro.

CEVP-CRCPR: Que benefícios as novas tecnologias incorporam à profissão?

Moacir Carlos Baggio: Com a introdução de novos aplicativos e sistemas de informações, há a possibilidade de uma maior flexibilização no manejo e arquivamento de dados, dando mais ênfase ao profissional de contabilidade, que tem se tornado um importante analista para a gestão das organizações.

Para concluir dizemos que o avanço tecnológico valoriza e coloca em evidência as atividades do profissional de contabilidade, não só pela qualidade das informações, mas também pela sua especialização e conhecimento contábil.

Esta entrevista continua na próxima edição do CRCPR Online  

SOBRE A COMISSÃO ESPECIAL DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL

 A Comissão Especial de Valorização Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CEVP-CRCPR) foi instituída em 9 de novembro de 2016, pela Portaria CRCPR 069/16, com o objetivo de promovera comunicação da autarquia com os profissionais da contabilidade, com estudantes e com o empresariado em geral, orientando sobre a profissão, áreas de atuação, obrigações e deveres do profissional e órgãos de fiscalização,visando à valorização da profissão contábil. Tais objetivos estão alinhados coma missão e visão que balizam o planejamento estratégico do CRCPR, quais sejam,respectivamente, “inovar para o desenvolvimento da profissão contábil, zelar pela ética e qualidade na prestação dos serviços, atuando com transparência na proteção do interesse público” e “ser reconhecido como uma entidade profissional partícipe no desenvolvimento sustentável do país e que contribui para o pleno exercício da profissão contábil no interesse público.”

A atual gestão do CRCPR,eleita para o biênio 2020/2021, promoveu no início do ano uma renovação dos quadros da comissão (Portaria CRCPR 019/2020), que passou a ser coordenada pela conselheira Elisete Ferreira de Carvalho e integrada pelos conselheiros suplentes Armando Santos Lira, Jefferson Marquezan e Juliana Bertol Guedes, pelos profissionais da contabilidade Fábio Cordeiro dos Santos, Ricardo Antônio Assolari, Rosângela Bueno de Godói e Roseli Ruiz, e pela funcionária do CRCPR Adriana Iaizzo Magalhães.

Com a finalidade de estimular o envolvimento dos integrantes, promover o alinhamento das propostas com o novo Regulamento Geral das Comissões de Trabalho (Portaria CRCPR 005/2020) a missão e visão do CRCPR, a coordenadora propôs, ao dar início aos trabalhos do renovado grupo, um exercício de planejamento estratégico em que foram definidas a missão e a visão da comissão, que deverão nortear todas as ações a serem propostas e desenvolvidas, a saber:

MISSÃO

Desenvolver ações estratégicas que promovam a valorização do contabilista junto a entidades públicas, privadas e a sociedade em geral.

VISÃO

Obter o reconhecimento da sociedade de que o contabilista é um agente estratégico para a sustentabilidade dos negócios, das empresas e do país.