Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias


Promovendo um serviço de utilidade pública para a classe contábil paranaense, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) oferece a emissão e renovação gratuita de certificado digital A1 de Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira (ICP-Brasil) para profissionais (e-CPF) e empresas contábeis (e-CNPJ). Para ter direito à gratuidade, basta estar com o registro ativo e situação regular junto ao CRCPR.


Para viabilizar o serviço, o CRCPR, através de chamamento público, firmou uma parceria com a empresa Safeweb Segurança da Informação, uma das maiores certificadoras do país. Além disso, a empresa Ative será responsável por operacionalizar o processo e esclarecer possíveis dúvidas dos profissionais contábeis, por meio de ligações telefônicas ou mensagens em WhatsApp, nos números: (41) 3501-8552 ou (41) 99660-731; e pelo e-mail agentederegistro3@ative.site ou agentederegistro@ative.site.

O certificado digital é considerado a identidade eletrônica de uma pessoa ou empresa e precisa, obrigatoriamente, ser emitido por uma autoridade certificadora credenciada pelo ITI. Ele funciona como uma carteira de identificação virtual e permite assinar documentos à distância com o mesmo valor jurídico da assinatura feita de próprio punho no papel, mas sem precisar reconhecer firma em cartório, já que contém, digitalmente, os dados da própria pessoa física ou jurídica. O certificado digital também serve para ter acesso a sistemas eletrônicos restritos, principalmente de órgãos públicos na internet, como a Receita Federal (por meio do Portal e-CAC), o INSS e as juntas comerciais. As facilidades do certificado digital têm papel fundamental na ampliação da oferta de serviços no ambiente virtual, visto que, conforme aumenta a quantidade de certificados digitais emitidos (e, consequentemente, o número de pessoas que podem utilizá-los), mais serviços tendem a ser disponibilizados, possibilitando a execução de mais tarefas, sem necessidade de deslocamento.

O sistema utiliza um par de chaves criptográficas que nunca se repete: a chave privada, conhecida apenas por quem está autorizado a usar o certificado que a gerou, e a chave pública, compartilhada com quem precisa decodificar a criptografia das informações que atestam a identidade para que seja reconhecida e aceita. 



Reprodução permitida, desde que citada a fonte.