Certidões da Jucepar serão emitidas apenas em escritórios regionais

A partir de hoje (11 de setembro), a emissão de certidões requeridas presencialmente na Junta Comercial do Paraná (Jucepar) será interrompida temporariamente na sede da autarquia, que fica na rua Barão do Serro Azul, 316, no centro de Curitiba. O serviço, no entanto, continuará disponível nos escritórios regionais da Jucepar, na sede da Associação Comercial do Paraná (ACP), na Rua XV de Novembro, 621, e no Portão, na Avenida República Argentina, 3021. Além disso, a emissão das certidões continuará disponível nos escritórios da região metropolitana de Curitiba e no interior do estado. As certidões também podem ser solicitadas por meio do sistema da Jucepar pelo site do órgão (http://www.juntacomercial.pr.gov.br/), onde podem ser impressas com Certidão Digital, o que lhes confere valor legal.

A decisão foi tomada em conjunto com as entidades que representam os contadores, empresários, administradores e advogados (CRCPR, SESCAP e Sicontiba). O objetivo da Jucepar é assegurar a agilidade no atendimento, bem como continuar mantendo o prazo para análise de documentos para as aberturas, alterações e/ou baixas de empresas.

"Com essa medida, a equipe da sede vai se dedicar mais intensivamente às análises de processos que diariamente são abertos na Jucepar. Contamos com a anuência das entidades que representam os profissionais diretamente ligados aos registros empresariais e o usuário não será prejudicado, já que existem outras alternativas para a emissão das certidões. Isso só irá melhorar a atuação da Junta Comercial", explicou o presidente da Jucepar, Ardisson Akel.

A Jucepar faz a emissão de três tipos certidões: a de Breve Relato, que é um resumo sobre o registro da empresa; a de Inteiro Teor, que é uma fotocópia de todos os atos arquivados na Junta Comercial envolvendo a empresa; e a Certidão Específica, quando o solicitante precisa de algum recorte sobre a constituição de determinada empresa.

Recentemente a Jucepar lançou a Certidão Fácil, sistema que permite a emissão de certidões para entidades que precisam fazer a emissão diária destes documentos com o pagamento posterior a impressão, a partir de uma nota de débito mensal. Para ter acesso ao sistema, a organização precisa fazer um contrato com a Junta Comercial.

Concurso

Com a integração dos diversos sistemas de órgãos reguladores e licenciadores de empresas no sistema Empresa Fácil Paraná, a Jucepar é a porta única de entrada para as questões empresariais do Estado. Isso tornou urgente o reforço da equipe da autarquia para garantir o cumprimento da Lei nº 11.598 de 2017, que prevê que as etapas de registro de empresas aconteçam de maneira simples, rápida e transparente.

Para isso, o processo para a realização de concurso público já foi autorizado pelo governo do estado. A expectativa é que as provas sejam realizadas ainda este ano e as contratações sejam iniciadas entre janeiro e fevereiro de 2018. Outras informações sobre o concurso serão divulgadas em breve.

Fonte: Assessoria de Imprensa da Jucepar