Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Cerca de mil pessoas participam da abertura da 16ª Convenção, em Foz do Iguaçu







imagem






“Setenta povos vivem aqui na paz de três nações amigas! Uma região que acolhe o mundo e a partir de agora estará acolhendo também a 16 ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado do Paraná!”, disse o diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, na abertura do evento, que reuniu cerca de mil pessoas de 167 delegações de 20 estados, na noite desta quarta-feira, 15, no auditório Cataratas do hotel Bourbon.









imagem
O diretor superintendente do CRCPR, Gerson Borges de Macedo, comandou o cerimonial.






A 16ª Convenção é realizada pelo CRCPR e organizada pelo Sindicato dos Contabilistas de Foz do Iguaçu-Sincofoz e a Academia de Ciência Contábeis do Paraná-ACCPR, com o apoio de diversas entidades: CFC, Sescap-PR, Fenacon, Fecopar, IPMCont, CNPL, Itaipu Binacional, Convention Bureau de Foz do Iguaçu, sindicatos e associações de contabilistas do Paraná.









imagem
Autoridades que fizeram parte da mesa de honra.






Na mesa de honra, estavam a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta e o presidente do Sincofoz, Ocivaldo Gobetti Moreira; Ademar da Silva, secretário municipal da Fazenda de Foz do Iguaçu; o deputado estadual Douglas Fabrício; o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro; o presidente da Fenacon, Valdir Pietrobon; o presidente da FBC, José Martônio Alves Coelho; Maria Clara Cavalcante Bugarim, presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis; Divanzir Chiminácio, presidente da Fecopar; Moacyr Carlos Baggio, presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR); Adelino Dias Pinho, presidente da 5ª Seção Regional do Ibracon, Instituto dos Auditores Independentes do Brasil; o presidente da comissão organizadora da 16ª Convenção, Paulo César Caetano de Souza; a coordenadora local do evento, Elizangela de Paula Kuhn; Carla Louzada Dornelles Pacheco, presidente do IPMCont; Mauro Cesar Kalinke, presidente do Sescap-PR; Ardisson Naim Akel, presidente da Jucepar; o procurador de justiça Alfredo Nelson da Silva Baki; Irineu Zanuzzo, vice-presidente da CNPL, Confederação Nacional das Profissões Liberais; e Joel de Lima, representando o diretor geral brasileiro da Itaipu Binacional – Jorge Miguel Samec.









imagem
Presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, saúda os presentes.






Lucélia saudou os presentes agradecendo o chamado para o evento e desejando a todos o máximo proveito das atividades. O ex-presidente do CRCPR, Paulo Caetano, lembrando o período em que esteve à frente do Regional, disse que “a convenção tem um objetivo comum: a valorização do profissional da Contabilidade”. Juarez Domingues Carneiro, presidente do CFC, fez uma retrospectiva do Conselho Federal desde a aprovação do Decreto Lei 12.249/10, sancionado pelo presidente Lula e concluiu: “Nesses últimos anos, a classe contábil adquiriu respeito, aprimorando o seu conhecimento técnico, por meio da ética e transparência. Estamos dando um passo decisivo em busca do reconhecimento que a nossa profissão merece, queremos que todos os brasileiros saibam do real papel que a Contabilidade possui para o desenvolvimento econômico da Nação”.

Vários outros líderes da classe contábil discursaram. A presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis (Abracicon), Maria Clara Cavalcante Bugarim, aproveitou para convidar a plateia para o IX Encontro Nacional da Mulher Contabilista, a ser realizado de 27 a 30 de novembro. Valdir Pietrobon, presidente da Fenacon, salientou a necessidade dos profissionais elegerem candidatos que ajudem a aprovar projetos de interesse da classe. Falou também o deputado estadual e técnico em Contabilidade, Douglas Fabrício, que se mostrou impressionado com o momento pelo qual passa a profissão, “a força que a profissão possui”.

A cerimônia contou a participação dos presidentes ou representantes dos 17 sindicatos de contabilistas do Paraná. Eles entraram no auditório com as bandeiras das respectivas entidades que representam: Sicap-Apucarana, Sinconcam-Campo Mourão, Sincovel-Cascavel, Sicontiba-Curitiba, Sincobel-Francisco Beltrão, Sincopuava-Guarapuava, Sincolon-Londrina, Sincontábil-Maringá, Sincolpar-Paranaguá e Litoral, Sincopar-Paranavaí, Siconp-Pato Branco, Sicopon-Ponta Grossa, Sincofron-Santo Antônio do Sudoeste, Sincofoz-Foz do Iguaçu, Sincoeste-Toledo, Sincouma-Umurama e Sindicounião-União da Vitória.





imagem
Orquestra e coral abrilhantaram a noite.





imagem
Artistas interpretaram o hino nacional e outras melodias conhecidas.



Momento especial foi quando o coral da empresa De Paula Contadores Associados e a orquestra de Câmara do Paraná executaram o Hino Nacional Brasileiro e as canções Maria Maria, de Milton Nascimento, e Aquarela do Brasil, de Ary Barroso, sob a regência do maestro Gil Gonçalves.









imagem
Show artístico e coquetel de confraternização, na área de realização da Feira de Negócios, fecharam a noite com chave de ouro.






Contabilista Emérito

Os participantes da Convenção irão eleger o contabilista emérito do Paraná, mediante votação eletrônica no estande do CRCPR. Os candidatos desta edição são Maurício Gilberto Cândido, Nelson Zafra e Vicente Pacheco. O currículo de cada um deles foi entregue ao público nas pastas do evento.



Convencionais visitam a Itaipu Binacional

Nem mesmo a forte chuva que cai sobre Foz do Iguaçu desanimou os participantes da 16ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Paraná, que visitaram na tarde desta quarta-feira, 15, a hidrelétrica Itaipu Binacional. O programa marcou o início das atividades programadas para o evento. Na concentração, em frente ao Bourbon, comediantes descontraíram o público imitando Galvão Bueno e o jogador Ronaldo, o fenômeno.





imagem
Visita à Itaipu ocorreu na tarde desta quarta-feira, 15 (Crédito: Áurea Cunha)





imagem
Participantes da Convenção registram o momento na usina de Itaipu (Crédito: Áurea Cunha)



A Usina de Itaipu faz parte da lista das Sete Maravilhas do Mundo Moderno, elaborada em 1995 pela revista Popular Mechanics, dos Estados Unidos.
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, Itaipu fornece 17,3% da energia consumida no Brasil e abastece 72,5% do consumo paraguaio. A usina produziu em 2012 um total de 98.287.128 megawatts-hora (98,28 milhões de MWh), estabelecendo um novo recorde mundial de produção de energia.

A energia gerada pela Itaipu e destinada ao mercado brasileiro é transmitida por Furnas Centrais Elétricas até o Estado de São Paulo, de onde pode ser distribuída para as cinco regiões brasileiras.

A cidade de Foz do Iguaçu, sede da margem brasileira da usina, é abastecida com energia da Companhia Paranaense de Energia (Copel). A Itaipu utiliza sua própria energia na área industrial. São gastos 31 MW médios por mês. Os edifícios das áreas externas da usina (Centro Executivo, Ecomuseu, Centro de Recepção de Visitantes e Refúgio Biológico) são abastecidos pela Copel.

A capacidade instalada (potência) da Itaipu é de 14 mil megawatts (MW). São 20 unidades geradoras de 700 MW cada.

A construção da usina é resultado de intensas negociações entre o Brasil e o Paraguai, iniciadas ainda na década de 60. Em 26 de abril de 1973 foi assinado o Tratado de Itaipu, instrumento legal para o aproveitamento do potencial hidráulico do Rio Paraná. Em maio de 1974 foi criada a empresa Itaipu Binacional, para construir e gerenciar a usina. As primeiras máquinas chegam ao canteiro de obras ainda em 1974.

A Itaipu paga royalties pelo aproveitamento dos recursos hídricos pertencentes aos dois países. Desde 1985 até abril de 2009, a empresa pagou cerca de US$ 6,6 bilhões em royalties ao Brasil e ao Paraguai. O pagamento está previsto no Anexo C do Tratado de Itaipu. No lado brasileiro, os recursos beneficiam 16 municípios, sendo 15 no Estado do Paraná e um no Mato Grosso do Sul. Os royalties são aplicados na melhoria da qualidade de vida da população, nas áreas de educação, saúde, moradia e saneamento básico.





imagem
O Galvão Bueno da Convenção (Crédito: Áurea Cunha)





imagem
O Ronaldo Fenômeno da Convenção (Crédito: Áurea Cunha)