Cerca de mil pessoas assistiram à palestra DIRF 2017 – Últimas atualizações

Até a última quarta-feira, 25, o programa para preencher a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (DIRF) ainda não tinha sido disponibilizado no site da Receita Federal, causando inquietação, mas os profissionais já demonstravam grande interesse em relação à declaração. É o que prova o grande número de pessoas que se inscreveram para a palestra DIRF 2017 - últimas atualizações, ministrada pelo contador Rômulo Albuquerque Silva: auditório lotado, com 265 pessoas, e 730 links conectados (muitos podendo ter compartilhado esses links, ampliando o número final de participantes alcançados).

O contador Rômulo Albuquerque Silva, diretor da Previdencial Contabilidade, com pós-graduação em Gestão Tributária, consultor nas áreas de Tributos Federais, Legislação Societária e Contabilidade, redator e editor de publicações periódicas, além de palestrante e colaborador de renomadas instituições focadas em treinamento/desenvolvimento empresarial, seminários e mesas redondas, iniciou a palestra comentando sobre a preocupação dos profissionais com o fato de a Receita ainda não ter liberado o programa da DIRF.

“A questão da antecipação do prazo de apresentação da obrigação é um problema, mas não o preenchimento em si, já que o programa é bastante simples e a Receita não deve fazer grandes mudanças. O problema está na matéria tributária”, disse. “É a complexidade da legislação tributária do país que pode induzir o profissional ao erro, e não o preenchimento em si”, prosseguiu.
Além de abordar de forma prática e objetiva as regras estabelecidas para o correto preenchimento da DIRF, abordou também, a longo de pouco mais de duas horas, aspectos da DIMOB e DEMED. O tempo restante foi dedicado às perguntas dos participantes presenciais e online.

Abertura

Na abertura, o vice-presidente de Fiscalização, Ética e Disciplina do CRCPR, João Gelásio Weber, chamou a atenção para a 17ª Convenção dos Profissionais da Contabilidade do Estado Paraná, cujas inscrições vão de vento em popa. "Não deixem de participar do maior evento da classe contábil do nosso estado. Estamos preparando uma programação de altíssimo nível. Aproveitem os valores com desconto promocional, até dia 31 de março", disse, após dar as boas-vindas aos participantes.

"Gostaria de frisar também que estamos empenhando nossos melhores esforços, em conjunto com outras entidades contábeis, para que a Receita adie a entrega da DIRF e libere o programa o mais rápido possível. Na sexta-feira passada nos reunimos com o delegado da Receita em Curitiba. Ontem (terça-feira), ainda, o presidente do CFC enviou um ofício ao secretário da Receita pedindo o adiamento e a liberação do programa. E logo mais nos reuniremos com o superintendente da Receita aqui em Curitiba para reforçar o pedido", informou.

Solidariedade

Os alimentos arrecadados, a título de inscrição solidária junto aos participantes na modalidade presencial, foram foram doados à Comunidade Terapêutica Hermon, que atua na reabilitação de dependentes químicos. O pastor Amilton Rabelo, que atua como voluntário na entidade há mais de 17 anos, agradeceu e destacou a importância das doações, com um depoimento pessoal bastante emocionado. “Eu era usurário de crack e consegui vencer a dependência graças ao apoio da Comunidade Terapêutica Hermon e de ações como esta, de vocês. Atualmente estou cursando o quarto período de psicologia e dedico parte do meu tempo a ajudar pessoas que enfrentam os mesmos problemas que eu vivenciei no passado”, relatou.