Centro Acadêmico da UFPR estreita laços com o CRCPR e a Comissão do Jovem Contabilista

O vice-presidente do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Paraná, Bruno Kaiser Ross Ortiz, e o diretor executivo, Guilherme Felipe Pelanda Pinto, conversaram na manhã dessa quinta-feira, 3 de março, com o coordenador da Comissão do Jovem Contabilista do CRCPR, Everaldo Bonsenhor, e com a vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do CRCPR, Elizangela de Paula Kuhn e a conselheira Nilva Amália Pasetto.

A intenção da nova gestão do Centro Acadêmico de Ciências Contábeis da UFPR é aproximar os estudantes de contabilidade do CRCPR e, juntos, promover eventos que possam contribuir com a formação acadêmica. Na avaliação de Bruno e Guilherme, os acadêmicos de contábeis da UFPR têm uma participação insignificante nas entidades da classe, levando em conta a importância histórica da universidade. Com o apoio do CRCPR, eles esperam aproximar os acadêmicos da realidade do mercado de trabalho contábil, ter acesso a informações sobre a profissão contábil que não são transmitidas em sala de aula, incentivar os colegas a participar da Comissão do Jovem Contabilista, do Programa de Voluntariado da Classe Contábil e do Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba, entre outros programas e eventos direcionados a jovens.

Everaldo Bonsenhor, Elizangela de Paula Kuhn e Nilva Amália Pasetto elogiaram a iniciativa dos dirigentes acadêmicos e ressaltaram a preocupação dos conselhos de contabilidade – o federal e os regionais – com o profissional do futuro, tanto que criaram programas específicos para conscientizar e mobilizar o segmento estudantil em torno de questões fundamentais para o seu desenvolvimento. O CRCPR manteve até o ano passado o programa Primeiros Passos, que, além de estudantes, alcançou também os profissionais em início de carreira. O objetivo era justamente aproximar o CRC dos estudantes, chamar a atenção para aspectos decisivos a um bom profissional, a educação continuada, a ética e a responsabilidade; mostrar que a classe está organizada em entidades – conselhos e sindicatos – que precisam de novas lideranças. A Comissão Paranaense do Jovem Contabilista e da Integração Estudantil, por sua vez, mantém muitas dessas metas. No ano passado, a comissão editou e está relançando o Manual do Futuro Profissional de Contabilidade, um livreto com uma série de informações e orientações importantes para quem escolheu o curso de Ciências Contábeis e pretende abraçar a profissão.