Mais de 200 carteiras de identidade profissional físicas solicitadas e pagas por profissionais da contabilidade em 2022 foram emitidas pelo Federal de Contabilidade (CFC) e estão há meses disponíveis para retirada na sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), em Curitiba, e delegacias regionais. A Divisão de Relacionamento e Registro do CRCPR informou que os solicitantes já foram notificados quanto à disponibilidade do documento para retirada por e-mail e carta registrada.

Por se tratar de um documento que legalmente substitui a carteira de identidade, é necessário comparecer pessoalmente à sede, delegacia ou escritório de representação de sua jurisdição para retirar o documento e assinar o protocolo, munido de documento de identificação com foto. A carteira pode ser retirada por terceiros, desde que apresentem procuração do profissional solicitando a retirada com comprovação documental.

"Infelizmente, muitos profissionais que fizeram questão de pagar a taxa para o CFC emitir a carteira física, mesmo sabendo que a carteira digital é emitida gratuitamente e possui o mesmo valor legal, acabam esquecendo de buscar suas carteiras. Atualmente, temos mais de 200 não retiradas. Convido estes profissionais a buscar suas carteiras, que podem ser retiradas a qualquer tempo. É importante reforçar que a carteira profissional pode ser utilizada para substituir o documento de identidade em todo o território nacional", explica o vice-presidente de Registro do CRCPR, Claudemir Matiusso. "Para muitos profissionais a carteira de identidade profissional física tem um valor simbólico. Os delegados representantes inclusive costumam tirar fotos com os solicitantes, que nossa equipe de jornalismo publica periodicamente no site do CRCPR", acrescenta.

Reprodução permitida, desde que citada a fonte