Carteira-de-Identidade-profissional.jpg

Em decorrência da Resolução 1.566/19, que dispõe sobre a Carteira de Identidade Profissional, o Conselho Federal de Contabilidade (CFC), informa que as futuras carteiras de identificação físicas não serão mais confeccionadas com chip. Quando foi  incluído na carteira em 2007, o chip era uma novidade. Entretanto, tendo em vista a evolução tecnológica de outras formas mais práticas de assinatura digital, popularizou-se a utilização da certificação por meio de Token e a consequente redução do uso do chip.

Por enquanto a emissão de carteiras físicas está suspensa, e os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) estão emitindo - sem custo - apenas a carteira de identidade profissional no modelo digital, tanto para os bacharéis em Ciências Contábeis que foram aprovados no Exame de Suficiência, como para profissionais já registrados, pois terminou no dia 25 de julho o contrato do CFC com a empresa Giesecke + Devrient América do Sul Indústria e Comércio de Smart Cards S/A. Um novo processo licitatório está em andamento e, quando concluído, as carteiras físicas serão novamente confeccionadas, mediante pagamento da respectiva taxa.

CRCDigital

Gratuita e sustentável, a carteira digital tem sido elogiada pela comunidade contábil por conta de sua inovação. O profissional da contabilidade que quiser se identificar de forma digital, deverá procurar o CRC de sua jurisdição. Outros documentos importantes, como o Título de Eleitor e a Carteira de Motorista, estão migrando para o mundo eletrônico graças aos avanços tecnológicos que trazem novidades a cada dia. E pegando carona com o que há de mais moderno no mundo, o Sistema CFC/CRCs foi pioneiro ao lançar a carteira digital.

Com informações do CFC